Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 2

Passo 2

Regime de Caixa

Na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no exercício, independentemente da data daocorrência de seus fatos geradores.
Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa.
O Regime de Caixa somente éadmissível em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita de despesa se identificam, algumas vezes, com os de recebimento e pagamento.

 Regime de Competência

Desse regime decorre oPrincipio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do /resultado do Exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sidopagas ou recebidas.
De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa (pagas ou recebidas); o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.
Nasentidades com fins lucrativos – empresas -, são fundamentais os conceitos de custo e de receita, que envolvem o regime de competência, pois a elas não importa o que foi pago ou recebido, mas o que foiconsumido e recuperado, para apuração do resultado do exercício.

Exemplos de que a sobra do dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro:

- venda a vista de itens comprados a prazo
- venda de itensdisponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores.
- recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas).Passo 3
1- De acordo com o Regime de competência a companhia Beta deverá ter lançado em sua escrituração contábil,como despesa de seguro,no exercício findo em 31/12/2010 o total de 750,00.Justificativa:
Porque no lançamento contábil o valor da despesa deve ser lançado mês a mês.

2- a) Contratação seguro
D -Seguros a apropriar
C - Seguros à pagar R$ 27.000,00

b)...
tracking img