Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE METROPOLITANA DE FORTALEZA
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – PROFESSORA: ANA KARINE
ALUNA: ROSEANE DE ALMEIDA A. C. ROLIM
6º SEMESTRE – TURMA: 2 - NOITE
AGOSTO – 2012

RESUMO DOS CAPÍTULOS 6 e 7

CAPÍTULO 6: METODOLOGIA EM CONTABILIDADE

Critérios De raciocínios preferenciais em ciência contábil
Toda Ciência tem sua forma preferencial deescolher um critério para a condução dos raciocínios. Um pensamento desorganizado não tem facilidade para produzir razões verdadeiras, é questão de estudo.
Na conduta de raciocínio em Contabilidade, buscam-se critérios racionais, condizentes com a natureza da matéria que é o patrimônio das células sociais. Aprender a pensar é questão fundamental para o progresso do conhecimento







A matériade estudo da Contabilidade é concreta e a experimentação torna-se fácil por ser grande e variado o número de fenômenos do patrimônio.
É importante nas Ciências Contábeis que a procura da verdade, realize-se se adotando métodos que melhor convém e é inquestionável que são melhor aplicáveis.

Método indutivo em contabilidade
A orientação mental em contabilidade tem sido forte pendor para buscarnormas com base em fatos particulares, embora não seja esta a única opção para pensar em nossa disciplina.
Aristóteles há quase dois e meio milênio já considerava o método indutivo como o que conduz o pensamento das coisas particulares para os gerais. Exemplificou que é indutivo o raciocínio que toma por base os seguintes fatos: se o melhor piloto é o que é o mais experiente, se o melhor cocheiroé o que já tem mais experiência, pode-se dizer que em cada profissão o melhor é sempre o mais experiente.
Em geral todavia seja qual for a ótica, será sempre uma somatória de particulares, é portanto fácil chegar a uma conclusão observando-o como parcela e comparando seu comportamento com as característica do geral conhecido.

[pic]


Método indutivo-axiomático em contabilidade
Se o métodoindutivo toma por diretriz o paradigma de um axioma, cresce sua capacidade de ser útil ao raciocínio. A contabilidade oferece um desses axiomas que me parece ser o mais relevante diante das relações lógicas constantes que estruturam a essência do fenômeno patrimonial.

Não haveria riqueza se não
houvesse necessidade e não
há justificativa para que tudo
isto exista se a nossa satisfação
nãoé alcançada plenamente.
O meio patrimonial implicando utilidade ou função para o que se tem a necessidade anulada equivale a eficácia


Método indutivo e experimentação em contabilidade
As aplicações dos métodos experimentais enriquece a convicção sobre a realidade dos fenômenos patrimoniais. Os acontecimentos podem variar de acordo com as circuntâncias que também variam e é preciso considerarque muitos comportamentos se alteram de acordo com o tamanho das empresas e das instituições.
É comum em matéria de fenômenos patrimoniais a variação da eficácia dos efeitos dos mesmos, de acordo com o ambiente em que se situa a empresa, a influência das diferentes estruturas econômicas, sociais, ecológicas, políticas em suma, do ambiente em que se encontra a riqueza, são muito importantes.
Nãosão pois as coisas em si, mas as relações constantes que regem promoção da eficácia as que devem guiar o exame em contabilidade quando adotamos métodos indutivo-axiomátivo e realizamos experimentações para a comprovação de verdades.

Método fenomenológico em contabilidade
Devemos entender a forma de racioncinar que faz prevalecer a essência sobre a forma. Isto significa que na observação, napercepção no desenvolvimento do raciocínio sobre os fenômenos patrimoniais, não devemos nos deixar enganar pelas aparências, pelos aspectos formais, mas devemos nos preocupar com a realidade. Tomar como base o objetivo exige a reflexão sobre o que deveras são “relações lógicas essenciais”na formação de fenômeno patrimonial, ou seja, o que em verdade provoca tais fatos e para que concretamente...
tracking img