Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTORES

Alexandre Augusto Stavis
Aluno 3º ano Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná.

Walmir da Costa Veiga
Docente Contabilidade Universidade Norte do Paraná.


RESUMO

A Contabilidade, certamente, é uma das áreas que se encontra em constante mudança, motivada pelo crescimento econômico e a globalização.

Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adequando aodesenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões. Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é compreender asituação da contabilidade atual, tanto prática como teórica e a partir deste ponto, analisar possíveis tendências para o futuro desta profissão tão importante para o desenvolvimento da sociedade. A Metodologia utilizada foi baseada em obras atuais tanto teóricas, quanto práticas, voltadas à contabilidade na globalização e o crescimento econômico. O resultado deste artigo tem como objetivo, demonstrara importância da contabilidade no desenvolvimento da sociedade. As oportunidades do profissional em se adequar com cursos de mestrado e doutorado, ainda são escassas. Podemos citar também que em alguns pontos a contabilidade não consegue acompanhar o desenvolvimento da sociedade em virtude do reger de suas normas. Novos mercados para a contabilidade estão se formando, e outros já existentessofreram ou já passam por alguma transformação. Cabe ao contador estar apto e preparado para as mudanças que acontecem e que ainda estão por vir.


INTRODUÇÃO

A contabilidade, desde seus primórdios busca atender às necessidades da sociedade, através do controle do patrimônio da entidade.

A Ciência Contábil procura se adequar às novas necessidades da economia e das empresas. A preocupação dosprofissionais em atender e de fornecer dados importantes às decisões são mais presentes do que apenas a prestação de serviços contábeis voltados para área burocrática.

A alta carga tributária está fazendo com que o profissional contábil mantenha-se atualizado para as obrigações e direitos de seus usuários.

As possíveis mudanças trazem questões, como o futuro da profissão, novos mercados e opróprio conhecimento em questão.

A globalização está trazendo transformações constantes que levarão a novas necessidades da sociedade quanto à utilização dos serviços contábeis.

Não se pode falar de globalização e futuro sem o desenvolvimento da nova tecnologia que avança cada vez mais. Novos softwares que apóiam e tornam mais eficientes os serviços contábeis, além da Internet que estádiminuindo a distância entre profissionais de todo o mundo, alunos e instituições.

O objetivo do trabalho é trazer, de forma objetiva, a real situação em questões específicas da contabilidade atual e possíveis tendências para um futuro não muito próximo.


A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE

A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade,atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país.

Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida porum concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.

A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Um dos fatores é a alta carga tributária que chega a 1/3 do PIB...
tracking img