Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

Contabilidade é um trabalho minucioso que atua nas áreas fiscal, tributária e trabalhista; exigindo muita análise e tempo. Por isso, a maioria das empresas contrata firmas ou escritórios de especializados para prestar-lhes esses serviços, além de ser menos oneroso que manter contador habilitado no seu quadro de pessoal.

Pelos motivos acima expostos é maisconveniente a empresa firmar um contrato de prestação de serviços com um escritório de contabilidade, que também é o responsável pelo balanço, pagamento de tributos, resoluções de problemas de quadro de funcionários, etc.

2 - HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa fundada em meados de 1981 inicialmente com o nome de Contabilidade Sosilva. Era localizada na Travessa Monsenhor João Pedro nº 21 Bairro Centro,em uma pequena sala onde ficavam os dois técnicos de contabilidade, Marcos Roberto da Silva e Ronaldo Franklin.
Atualmente, está localizada na Travessa Monsenhor João Pedro, nº93, Sala 805 Bairro: Centro, restando da formação original, somente Ronaldo Franklin, hoje proprietário da mesma, e mais cinco funcionários.

3 - ESTRUTURAS DA EMPRESA

O imóvel é próprio, constituído por duas salas,dividido por departamentos da seguinte forma:
Departamento Fiscal; Departamento Contábil; Departamento Pessoal;Administrativo.

3.1 – Estruturas Organizacionais
A empresa prioriza um modelo de gestão onde todos os funcionários podem fazer sugestões e críticas que contribuam para o melhoramento e eficiência do ambiente de trabalho. Os funcionários se sentem valorizados e contribuem efetivamentecom a administração do proprietário.
Cada departamento da empresa é representado pelos seus respectivos encarregados. E todos desempenham uma determinada função que representa a sua especialidade e contribuição dentro da contabilidade.

3.1.1 – Diretoria e/ou Proprietário
A diretoria é a responsável técnica da empresa no que diz respeito a manter a satisfação dos clientes atuais; resgatarantigos e buscar novos clientes; responsabilizar-se pela parte jurídica da empresa; dentre outras inúmeras atribuições.

3.1.2 – Recepção
A recepção na Contabilidade Contesp acontece de forma que todos os funcionários, independentemente do cargo, atendam diretamente ao cliente seja pessoalmente, por telefone ou via email, direcionando-o para o setor qualificado para melhor atende-lo.

3.1.3– Encarregados do Setor Fiscal e Contábil
Por se tratar que uma contabilidade de médio porte, os setores fiscais e contábeis às vezes, acabam por serem desempenhadas juntas. Sendo classificadas como parte destes setores a emissão e baixa de duplicatas; rotinas de fechamento como gerar arquivo sintegra; envio dos arquivos de notas fiscais para a SEFAZ; imposto de renda, pessoa física e jurídica,nota fiscal eletrônica; Simples; ME; entre outras rotinas.

3.1.4 – Encarregados do Departamento Pessoal
Basicamente o Departamento Pessoal, é constituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.
O setor de admissão fica responsável pelo ingresso do empregado na empresa, na parte administrativa e jurídica, de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.

Osetor de Compensação de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de freqüência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições.

O Setor de Desligamento de Pessoal fica responsável em cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãosoficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.) e cuidar de toda rotina de fiscalização.

3.1.5 – Office-Boy
Ele faz todas as tarefas referentes ao escritório (tirar cópias, atender telefone, entregar documentos, ir ao banco). Atualmente a empresa dispõe de dois Office-boys.

3.1.6 – Serviços de Limpeza
A limpeza é feita sempre às terças-feiras por uma diarista. Nos demais dias,...
tracking img