Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custo
O custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro).
O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra directa usada na sua produção, o preço damão-de-obra indirecta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.
Por outras palavras, o custo corresponde ao esforço econômico que se deve realizar para alcançar um objetivo operativo (o pagamento de salários, a compra de materiais, a fabricação de um produto, a obtenção de fundos para o financiamento, a administração da empresa, etc.). Sempre que não éalacançado o objetivo visado, diz-se que uma empresa tem perdas/prejuízos.
Despesa
A despesa corresponde a diminuições do ativo ou a aumentos do passivo em decorrência do consumo de bens, da utilização de serviços ou, ainda, em decorrência de juros, descontos e impostos. São saídas de recursos financeiros (o dinheiro que sai, que é despendido), em oposição às entradas (o dinheiro que entra emcaixa). Porém, não constituem gastos que afetem perdas ou ganhos.
O conceito de despesas está bastante associado à contabilidade. São consideradas despesas as saídas de dinheiro da tesouraria de uma empresa ou organização, ao passo que se dá o nome de receitas ou lucros ao dinheiro que entra.
As despesas incluem os gastos e os investimentos (capital investido). O gasto é o lançamentocontabilístico que aumenta as perdas ou diminui o benefício. O gasto supõe um desembolso financeiro, podendo ser um movimento de caixa ou bancário. O pagamento de um serviço (por exemplo, de conexão à Internet) e o arrendamento de um espaço comercial são alguns dos gastos habituais que fazem parte das despesas das empresas.


Investimentos
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com aexpectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicado. Este valor futuro deve compensar a perda de uso do recurso aplicado durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
Desta forma, investimento aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nessestermos, investimento é toda aplicação com expectativa de lucro.
Perdas
Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques etc.
São itensque vão diretamente à conta de Resultado, assim como as despesas, mas não representam sacrifícios normais ou derivados de forma voluntária das atividades destinadas à obtenção de receita. É muito comum o uso da expressão perdas de material da fabricação de inúmeros bens; entretanto, a quase totalidade dessas "perdas" é, na realidade, um custo, já que são valores sacrificados de maneira normal noprocesso de produção, fazendo parte de um sacrifício já conhecido até por antecipação para a obtenção da receita almejada.
O gasto com mão-de-obra durante um período de greve, por exemplo, é uma perda, não um custo de produção. O material deteriorado por um defeito anormal e raro de um equipamento provoca uma perda, e não um custo; aliás, não haveria mesmo lógica em apropriar-se como custo essasanormalidades e, portanto, acabar por ativar um valor dessa natureza.
Desembolso
É o pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço, e representa a saída efetiva do dinheiro para o pagamento. Todo desembolso é fruto de um gasto e pode ser custo, despesa ou investimento.









Fases do Custo

Custo da produção do período (CPP)

É a soma dos custos incorridos no período...
tracking img