Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO PROPOSTO N° 02

1ª Parte:

01. Conceitue patrimônio.

O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma organização. O Patrimônio divide-se em duas partes: A partepositiva, composta pelos bens e direitos à qual denomina-se ATIVO e a parte negativa, composta pelas obrigações com terceiros e com os proprietários, à qual denomina-se PASSIVO.




02. Conceituebalanço.

O Balanço Patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis, seu objetivo é demonstrar a posição da entidade em determinado momento. O Balanço é uma espécie de radiografia daempresa em uma data específica, ou seja, é uma posição estática dos componentes patrimoniais. O nome Balanço vem de equilíbrio (balança) e fundamenta-se na equação patrimonial que diz: ATIVO TOTAL éigual a PASSIVO TOTAL.
De maneira geral, as empresas elaboram seus Balanços pela necessidade de apresentar graficamente o seu Patrimônio. As principais razões para a elaboração do Balanço são deordem fiscal, societária, gerencial e para a obtenção de crédito junto a bancos e fornecedores.

03. Que entende por ativo, passivo e patrimônio líquido?

• ATIVO é o conjunto de bens e direitosde uma entidade; é a parte positiva do patrimônio, constituída pelas aplicações de recursos e por isso, de natureza devedora.
• PASSIVO é o conjunto de obrigações de uma entidade, é a partenegativa do patrimônio, constituída pelas origens de recursos (fontes) e por isso, de natureza credora.
• Patrimônio Liquido - são as obrigações com os proprietários, portanto, não apresentam prazodeterminado para pagamento. Este grupo também pode ser denominado de: Passivo Não Exigível; Situação Liquida; Recursos Próprios ou Capital Próprio. O valor do Patrimônio Liquido pode ser obtido peladiferença entre o Ativo e o Passivo Exigível.

04. Qual é a equação básica do patrimônio?

Patrimônio = BENS + DIREITOS + OBRIGAÇÕES

05. Quais as fontes de recursos e onde são aplicados esses...
tracking img