Contabilidade alicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Licitação 4
2.2 Modalidades de Licitação 5
2.3 Processo Licitatório 6
2.4 Princípios Jurídicos da Licitação 8
2.4.1 Princípio da Legalidade 8
2.4.2 Princípio da Impessoalidade 9
2.4.3 Princípio da Igualdade 9
2.4.4 Princípio da Publicidade. 9
2.4.5 Princípio da Probidade Administrativa. 10
2.4.6 Princípio da Vinculação ao InstrumentoConvocatório 10
2.4.7 Princípio do Julgamento Objetivo. 10
2.5 Pesquisa de Campo 11
2.5.1 Metodologia da pesquisa. 11
2.5.2 Resultado da pesquisa. 11
2.6 Simulação de projeto de investimento 14
2.4.1 Orçamento do projeto de investimento para cultura de mandioca. 14

3 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência social que tem como objeto deestudo o patrimônio, seja das pessoas físicas ou jurídicas. Assim com objetivo de facilitar o estudo do patrimônio, uma vez que este é diverso, a contabilidade foi dividida em várias ramificações, como por exemplo: contabilidade do agronegócio, contabilidade do setor público, contabilidade empresarial, contabilidade industrial, etc.
A proposta aqui exposta tem a finalidade de mostraratravés da interdisciplinaridade alguns conceitos contábeis aplicados ao setor do agronegócio, ao setor público, além uma análise de investimento utilizando três cenários prováveis. Este estudo da contabilidade aplicada objetiva a sua aplicação no cotidiano dos indivíduos, das empresas e dos governos para que estes possam alcançar seus objetivos no campo econômico.
Para odesenvolvimento do tema aqui abordado foi estudado a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que trata sobre o processo licitatório, conceitos e modalidades de licitação, bem como os princípios jurídicos aplicados ao processo. Utilizou-se também uma pesquisa de campo sobre o agronegócio na região nordeste paraense, aplicando nesta pesquisa o conhecimento sobre a metodologia de pesquisa científica.Assim, como diariamente temos que tomar decisões, seja de caráter pessoal, ou profissional, independente de qual seja a área, estabeleceu-se o orçamento de um investimento com três cenários possíveis e uma probabilidade de ocorrência para que em uma situação de jogo deva ser considerado o peso na tomada de decisão.











DESENVOLVIMENTO


1 LICITAçãoO sistema de licitação utilizado no Brasil foi instituído pela Constituição Federal de 1988, normatizando a Administração Pública a obrigatoriedade do processo licitatório, observando que toda administração pública direta e indireta não poderá contratar terceiros livremente para compra de bens e para obtenção de serviços, excetuados os casos previstos na legislação própria. O inciso XXI do artigo37 da Constituição Federal afirma que:
Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, a qual somentepermitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

Cabe ressaltar que o caput do Artigo 37 enumera alguns princípios que deverão ser obedecido pela Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios públicos nas licitações e contratos, como: oprincípio da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Objetivando regulamentar o que está inserido no texto constitucional foi instituída a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, conhecida como Lei de Licitações e Contratos Administrativos, estabelecendo critérios para contratar com a Administração e acrescentando outras entidades que fazem parte da...
tracking img