Impacto sociocultural do islão em moçambique, caso particular em nampula: 2001-2010

16151 palavras 65 páginas
1. Introdução Moçambique desde o século XVI, que é caracterizado por ser um verdadeiro mosaico de religiões: Cultos Africanos, Islão, Cristianismo e Hinduísmo.
Calcula-se que cerca de 10% da população moçambicana, sobretudo no norte e ao longo do litoral, seja seguidora do islão.
Esta religião está presente em Moçambique desde pelo menos inícios do 2º. Milénio. A sua difusão ter-se-á feito através da costa, por intermédio dos swahilis, cuja língua ainda hoje predomina na Tanzânia.
Até a 2º. Guerra Mundial o islamismo circunscrevia-se ao litoral norte, com excepção de uma bolsa no Niassa (tribo dos Ajauas). A partir daí regista-se uma difusão para sul e interior do território, sendo todavia o norte a região de maior implantação do Islamismo (tribos macuas e macondes). Quando rebentar a guerra de libertação, será nesta região que a Frelimo terá a sua maior base de apoio entre a população.
Nesta difusão do Islamismo teve um papel fundamental as confrarias sediadas na Ilha de Moçambique, mas também o clima criado pela reacção contra a cultura Ocidental produzido pelos movimentos pan-islâmicos e pan-africanos.
Nos anos 50 do século XX, o número de fiéis rondariam os 600 mil. Nos anos 60 assistiu-se a um rápido crescimento do seu número, registando-se em 1974 já um total de 1,2 milhões. Em 1982, segundo números oficiais estimavam-se em 2,249 milhões. Este trabalho tem como objectivo dar corpo a fenomenologia da religiosidade em Moçambique e papel que tais religiões desempenham na construção da sociedade moçambicana.
O presente trabalho tem como objectivo específicos: Avaliar o processo implantação e consolidação do Islamismo em Nampula; Mencionar as causas relacionadas a implantação do islamismo em Moçambique; Identificar possíveis contributos do Islão na sociedade nampulense. O presente Projecto de Pesquisa, é elaborado no âmbito da conclusão do nível de Bacharelato em História Política e Gestão Pública - HIPOGEP, constituindo uma breve análise do

Relacionados

  • evolucao do Estado
    36960 palavras | 148 páginas
  • GENERO EM MOCAMBIQUE
    41831 palavras | 168 páginas
  • Dissertacao Versao Final
    13748 palavras | 55 páginas
  • Historia de Mocambique 12 Classe. Pdf
    79640 palavras | 319 páginas