Conta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
Escola das Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Economia, Sociologia e Gestão

Ficha de Unidade Curricular (versão 26-09-2011)
História económica, empresarial e social


Identificação e caracterização da UC
Licenciatura em Gestão
Primeiro ano
Ano letivo 2010-2011
1º semestre
Carga horária semanal: 4 horas
6 ECTS
Aulas teóricasNão há necessidade de inscrição prévia em provas de avaliação e não existem pré -requisitos e ou precedências

Docente do módulo I: Veronique Nelly Paul Marie Joukes Lapa
Docente do módulo II e responsável pela UC: Capitolina Patrícia António

DESG – Geral Tel.: 259-302 200, fax: 259-302 249Patrícia AntónioE-mail: pantonio@utad.ptVeronique Lapa: E-mail: veronika@utad.pt Gabinete n.º CONTROLAR;tel. gabinete: 259-302 224Horário de atendimento no gabinete às sextas-feiras das 14:30 às 16:30 horas |

Vila Real, 26 de Setembro de 2011

____________________________ ____________________________
(Capitolina Patrícia António) (Veronique Nelly Paul Marie Joukes Lapa)

____________________________ ____________________________
(Aluno responsável da Turma 1) (Aluno responsável daTurma 2)

A. OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular (UC) do 1º ano da Licenciatura em Gestão tem a finalidade de proporcionar um contexto histórico, empresarial e social da ciência económica em duas vertentes inter-relacionadas: (Módulo I) fornecer um enquadramento teórico da economia (na sua vertente empresarial e social) atual através de uma análise dos pensamentos dosprincipais pensadores económicos; (Módulo II) indicar as raízes de e a sua génese no tempo, tal como analisar as mudanças, crises, tentativas de solução e desafios com que se debate o homem na atualidade quanto à globalização, às organizações internacionais, à União Europeia, às economias emergentes, à sustentabilidade e à responsabilidade social empresarial.

B. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
*Identificar e compreender os modelos teóricos propostos e as ferramentas analíticas utilizadas pelas principais correntes e escolas de pensamento económico.
* Avaliar em que medida as teorias mais recentes constituem verdadeiras inovações analíticas adaptadas às realidades atuais.
* Comparar as preocupações contemporâneas não só com as dos modelos que apareceram na viragem do século XIX– XX e que marcaram a fase de amadurecimento e expansão do capitalismo industrial e financeiro mas também com as das teorias do período da transição do feudalismo para o capitalismo comercial e industrial modernos.
* Ter consciência de que os modelos analíticos são produtos de uma interação complexa entre, por uma lado, as evoluções concretas na economia, política e sociedade que marcam umadeterminada época e, por outro lado, as especulações teóricas de intelectuais – eles próprios atores com um papel não desdenhável na mudança social – que simultaneamente refletem e influenciam os processos e fenómenos sobre que os gestores/economistas se debruçam.
* Avaliar o papel dos principais modelos e teorias na área de gestão.
* Proporcionar conhecimentos que enquadrem as diferentesdisciplinas do Curso, alcançando assim uma apreciação mais coerente e integrante das ciências económicas na sua totalidade.
* Ser capazes de perceber e comentar alguns aspetos da realidade social e empresarial contemporânea numa permanente relação temporal de passado e futuro.
* Capacidade de enquadrar um tema proposto, baseado nas contribuições passadas e presentes de diferentes autores,na história económica e empresarial.
* Demonstrar competências de comunicação escrita e oral.
* Elaborar sínteses escritas com base em documentos consultados e formular uma opinião pessoal acerca dos mesmos.
* Apresentar oralmente uma certa temática, apoiado na análise de fontes primárias e secundárias de natureza documental e gráfica e de material audiovisual e outro.
*...
tracking img