Conta, conta canudinho; conta, conta direitinho!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jogo: Conta, conta canudinho; conta, conta direitinho!

Idade recomendada: a partir dos 6 anos.
Organização da classe: grupos de 5 crianças cada.
Objetivos: contagem, comparação de quantidades,resolução de problemas, registro, socialização.

Material: canudinhos de plástico de diversas cores (cortados ao meio), giz de cera das mesmas cores dos canudos, caixa para acondicionar o material.Regras: o jogo permite trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e a correspondência, além da fixação de cores e da socialização.

Aplicação 1: Os integrantes de cada grupo somarãoesforços para vencer o jogo.
As crianças formam grupos de 5 alunos e cada uma retira, rapidamente da caixa, predeterminadamente pelo professor em cada rodada, um número de canudinhos coloridos, como porexemplo: “Pegue 10 canudinhos coloridos” - com cores misturadas aleatoriamente. O professor deverá, assim, incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique de que possui realmente 10canudos, no caso. Feito isso o professor sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor, devendo o grupo em seguida somar o total de seus canudos com coridêntica ao do giz sorteado. Ganha a rodada o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor. E ganha o giz.
Para ajudar na fixação das cores, pode-se usar no jogo canudinhos e giz comcores próximas, como por exemplo amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão nos grupos. Para trabalhar asocialização, o professor pode pedir às crianças que coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando assim o sentimento de posse que as crianças demonstramfortemente nesta fase.
A etapa seguinte do jogo consiste na retomada, pelas crianças, dos canudinhos que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez se manifesta o individualismo e o...
tracking img