Perfil epidemiologico da cidade de lagoa grande pe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO:

No Brasil atualmente a situação em que vivem os cidadãos certamente influenciam na sua saúde. Condições de moradia, acesso aos serviços de saúde, são os fatores mais comuns que determinam algumas doenças que acometem com frequência a população.

Dentro do munícipio de Lagoa Grande, localizado no Estado de Pernambuco, na região do Vale do São Francisco, as condições desanidade pública ligadas à rede de esgoto e limpeza urbana que atingem, respectivamente, 40 e 85% da população, com um abastecimento de água que supre 70% dos habitantes, há um favorecimento para que doenças comuns como viroses que podem ser contraídas através de água contaminada e vômitos que também podem estar associados aos fatores da água e da sujeira – visto que crianças são mais propensas aapresentar esses sintomas do que adultos – ocorram dentro da população, sobretudo na parcela mais pobre da mesma.

Embora o município apresente falhas no que se diz respeito ao Saneamento Básico apenas 4,03% segundo dados do IBGE, o índice de doenças não é tão alto quanto o esperado. Segundo os dados do IBGE, coletados em 2010, Lagoa Grande possui uma população estimada de 22.760 habitantes, comóbito presente de 0,004% da população em 2010 e 0,003% no primeiro semestre de 2011, sendo considerados estes números baixos.

Tendo esses pontos em vista, o presente trabalho tem como objetivo reunir os dados epidemiológicos a respeito do munícipio de Lagoa Grande e fazer uma análise da situação de Saúde Pública atual da cidade e seus reflexos na população.











2. JUSTIFICATIVANosso país segue numa caminhada para o desenvolvimento, e questões de saúde pública são de extrema importância e, diz respeito tanto para àqueles que comandam a administração pública, quanto para nós, cidadãos, que somos diretamente afetados pelos reflexos dos acertos e falhas desse sistema.

No decorrer dos anos, percebemos uma melhora nos serviços oferecidos pelo governo, às pessoas emgeral, no intuito de estabelecer melhores condições de vida, reduzindo assim os riscos das pessoas serem acometidas por agravos relacionados às más condições de moradia e assistência médica, entre outros.

Entretanto, mesmo diante de programas de prevenção de doenças e promoção de saúde são muitas as dificuldades para se chegar no que seria o ideal e garantiria menores números de óbitos e doençasrelacionadas aos fatores citados anteriormente.

Na cidade de Lagoa Grande não foram vistos programas de prevenção para as doenças registradas nas causas de óbitos informados no DATASUS, assim como também não há perspectivas de investimentos para melhoria de infra-estrutura e saneamento básico da população.

Diante dessas informações, traçaremos a seguir um perfil da situação epidemiológicado referido município, e abordaremos a realidade oferecida pelo sistema público de saúde vivida pelos habitantes da cidade da uva e do vinho.

3. OBJETIVOS:

Tratar da situação de saúde pública atual do município de Lagoa Grande, traçando assim um perfil epidemiológico da cidade, e evidenciando as possíveis causas dos principais agravos da salubridade da população, a partir de dados coletadosjunto à Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde do Município.












































4. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO:

4.1 SITUAÇÃO GEOGRÁFICA:

O município de Lagoa Grande está localizado no sertão do São Francisco, à 713 Km da capital do estado, Recife. Delimita-se ao norte com a cidade de Santa Cruz, ao sul comPetrolina e o rio São Francisco e ao leste com Dormentes e Santa Maria da Boa Vista, possuindo uma área de 1.874 km², com vegetação de caatinga predominante e população total de 22.408 habitantes. Foi criado pela lei municipal Nº 410, de 30 de agosto de 1963, ainda subordinado à Santa Maria da Boa Vista. Emancipada em 16 de junho de 1995, pela lei estadual nº 11.215, elevando-a à categoria de...
tracking img