Brincadeiras de desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brincadeiras e desenvolvimento motor

As brincadeiras estimulam todos os sentidos, ajudam a desenvolverem as suas mentes, e proporcionam uma descarga natural das necessidades de atividades dascrianças, para seus pensamentos e sentimentos. A criança que se desenvolve normalmente aprenderá a engatinhar, andar e correr no decurso de seus primeiros anos de vida, o que servirá de base para odesenvolvimento motor seguinte e para as numerosas habilidades que são essenciais para brincar com outras crianças e para o desempenho de sua própria vida diária. Todo novo movimento (habilidade) envolvidoneste desenvolvimento deve ser praticado antes de perfeitamente dominado.
Até os dois anos as “brincadeiras” consistirão principalmente do desenvolvimento sensitivo-motor. Falando em brincadeira, oque na visão dos adultos pode parecer apenas divertimento, para a criança é coisa muito séria, um verdadeiro trabalho, muito excitante, onde a criança empenha toda a sua energia. Ela pratica diversasvezes uma nova habilidade até obter segurança suficiente para as próximas habilidades.
Entre dois e três anos, normalmente elas brincam individualmente, mesmo que brinquem ao lado de outras crianças afim de apreciar a companhia do outro. Entretanto, em creches e escolinhas as crianças brincam umas com as outras, embora apenas por curtos períodos. Nesta época, as brincadeiras com os adultosdesempenham um grande papel no desenvolvimento da criança, não menos que para o desenvolvimento da linguagem.
Após os três anos começam as brincadeiras imitativas, que cada vez tornam-se mais construtivas.E já aos quatro anos ela passa a brincar mais e mais com outras crianças. Perto dos cinco anos o interesse nas brincadeiras em grupos torna-se maior, mas quando ela chega aos sete anos se torna capazde enfrentar os problemas sociais envolvidos nas brincadeiras com outras crianças.
O desenvolvimento das crianças não é inteiramente espontâneo, ela observa como as outras crianças se comportam...
tracking img