Consultoria e diagnostico de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O CONSULTOR EMPRESARIAL

1.1 O contexto da consultoria

Com base na concepção Crocco; Guttmann (2005) pode-se dizer que o uso do termo consultoria já vem sendo utilizado há muitos anos, ou seja, ela existe desde os tempos imemoriais, onde o mundo dos negócios era constituído por artesãos e por comerciantes. Com o passar do tempo às atividades foram se fragmentando dando início aoprocesso da criação das indústrias e de prestação de serviços.
Após a Segunda Guerra Mundial, Crocco; Guttmann (2005), começou então a mudar o cenário do mundo dos negócios, a turbulência do ambiente aumentou drasticamente, tornando assim cada vez mais preocupante para as empresas em resolver determinados assuntos, conseguindo assim, produzirem feedback para preencher as suas necessidades.
Um dosfatores que contribuiu para que os administradores começassem a ter uma visão mais aguçada do cenário atual foi à globalização que, segundo Carvalho; Leite; Oliveira; Rohm (2005), “é geradora de características positivas a ampliação de conhecimento e a internacionalização de produtos e serviços [...] fator influenciador na economia [...].”.
Os desafios empresariais estão aumentando e se agravando emdiversos ângulos como: perda de controle, pressão por redução de custos, margens mais comprimidas, competição intensa, alterações de leis e regulamentos, fragmentação de negócios e atividade.
Diante de um ambiente cada vez mais complexo, e mediante a falta de tempo, necessidade de maior conhecimento e política empresarial para conhecer o mercado e se atualizar sobre tudo que é necessário para acondução das atividades da empresa, é crescente o processo de procura pelas as empresas a contratação de um consultor.





Na concepção de Crocco; Guttmann (2005, p.08);

Consultoria é um processo interativo, executado por uma ou mais pessoas, independentes e externas ao problema em análise, com o objetivo de fornecer aos executivos da empresa-cliente um ou mais conjuntos de opções demudanças que proporcionem a tomada de decisão mais adequada ao atendimento das necessidades da organização.

1.2 O profissional de consultoria

Atualmente para que as empresas mantenham-se no mercado de trabalho de maneira saudável e posicionada frente aos seus concorrentes, torna-se necessário criatividade e inovação, em seus produtos e serviços, aumentando assim sua demanda.
O dimensionamento ea avaliação inadequados dos elementos de sustentação que embasam a concepção de uma diretriz, conduzindo a erros em sua adoção e, como consequência, gerando dificuldades em sua prática, pode ocasionar a perda de mercado para os concorrentes, para evitar tal situação as empresas vem contratando o profissional de consultoria para auxiliar nas tomadas de decisões.
Segundo Eltz; Veit (1999, p.25),“[...] os consultores desenvolvem trabalhos em conjunto com os gestores, ao formar uma equipe [...] avaliam com maior cuidado o impacto que as ações terão sobre os objetivos da área”.
Para que alguém possa se considerar e ser considerado um consultor empresarial torna-se necessário estabelecer determinadas premissas da consultoria, que segundo Crocco; Guttmann (2005, p.27) são elas:
•Independência – ser seu próprio patrão ou chefe (formal e intelectual), em razão do nível de conhecimento e experiência;
• Automotivos – saber a amplitude e os limites, assegurando que esses dois fatores sejam impulsionadores de trabalho [...];
• Perícia Escrita e verbal – saber utilizar uma linguagem acessível, prática e simples, atingindo os diferentes públicos existentes em uma organização [...];
•Capacidade Analítica – enfrentar situações ainda não estruturadas, determinando quais fatores se relacionam e quais não, buscando progresso na solução de problemas [...];
• Autenticidade – manter um comportamento de forma visível ao cliente, para que ele possa perceber que estão sendo colocadas em palavras as vivências do consultor [...];
• Ética – seguir princípios e valores que demonstrem...
tracking img