Consultoria em si - rfid e wms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

Radio-frequency identification (RFID)
Warehouse management system (WMS)


ALISSON FUCKNER
BRUNO TRENTINI
CLAUDIUS EDELSBRUNNER
WILLIAN MELLO
PROFESSOR MSc. PAULO MARCONDES BOUSFIELD
Consultoria em Sist. de Inf. e Sist. Integrados em Gestão Empresarial

Joinville – SC
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1.Radio-frequency identification (RFID) 3
1.1 Histórico 3
1.2 Utilização 4
1.3 Componentes 4
1.4.1 Antena 4
1.4.2 Transceptor 5
1.4.3 Transponder 5
1.4.4 Faixas de frequência 5
1.4 Funcionamento 6
1.5 Vantagens e Desvantagens na utilização de RFID 6
1.6.5 Vantagens 6
1.6.6Desvantagens 7
1.6 Aplicações 7
1.7 Principais fabricantes e custo 8
1.8 Caso de sucesso 9
2. Warehouse management system (WMS) 10
1
2
I.
II.
3.1 Histórico 10
3.2 Componentes 11
I.
II.
3.1
3.2
3.3.1 Atividades do WMS 11
I.
II.
3.1
3.2
3.3Funcionamento 12
3.4.1 Cinco elementos do WMS 12
3.4 Aplicações 14
3.5 Principais fornecedores e custo 15
3.6 Caso de sucesso 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERENCIAS 18

INTRODUÇÃO
Pretende-se através deste trabalho elaborar uma fundamentação teórica, no capitulo um, sobre Radio-frequency identification (RFID, em português, Identificação por rádiofrequência) e no capitulo dois, elaborar uma fundamentação teórica sobre Warehouse management systems (WMS, em português, Sistema de gerenciamento de armazém).
Pretende-se fazer, nos dois capítulos, uma descrição do histórico e evolução do tipo de sistema, sua definição, componentes envolvidos, infraestrutura necessária, seu funcionamento, além de principais fluxos e processos envolvidos.
Serárealizada uma pesquisa de fornecedores dessas aplicações existentes, além de custos e a descrição de um caso de sucesso que envolva o tipo de sistema.
1.
RADIO-FREQUENCY IDENTIFICATION (RFID)
RFID (acrônimo para Rádio-Frequency IDentification, ou em português, Identificação por rádio frequência), é um sistema de controle que permite que tecnologias como o código de barras (muito usado emsupermercados) possa ser substituído, facilitando a gerência e leitura de informações através de sensores ao invés de leitores manuais e visuais.
De acordo com Cláudio Gonçalves Bernardo (2004): “[...] especialistas acreditam que essa etiqueta inteligente revolucionará o rastreamento e o gerenciamento de todo o processo, desde equipamento industrial a produtos farmacêuticos. Colocando-se uma etiqueta emuma peça ou uma embalagem, um objeto “passará informações” sempre que receber um sinal de rádio de um sensor de rastreio.”.
1.1 Histórico
A origem da tecnologia RFID, assim como muitas outras tecnologias, foi desenvolvida com apoio e fundos militares, em torno da segunda guerra mundial. Antes da existência do RFID, alguns países como, por exemplo, Alemanha, Japão, Inglaterra e Estados Unidosda América, possuíam radares que identificavam a aproximação de aviões e embarcações, além de outras possíveis ameaças à distância, permitindo que eles se preparem antes da chegada do inimigo. Contudo, não era possível identificar no radar se a aproximação era de um aliado ou inimigo, portanto era possível que o exercito se preparasse para defender sua posição de um ataque, mas que na verdadeeram aliados retornando a base.
Dessa forma o físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt, desenvolveu um sistema de identificação de aeronaves e embarcações aliadas à distância, através da identificação de um ID que é enviado ao radar, o que permite que o exército possa se preparar com maior eficiência contra um ataque inimigo, portanto de acordo com Douglas Ciriaco (2009) “[...] foram...
tracking img