T i aplicado a logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da TI nos Processos Logísticos
Tecnologia da Informação
|
|

Introdução

A Logística vem apresentando uma evolução crescente e hoje é um elemento-chave na estratégia competitiva das empresas. Até pouco tempo, a Logística era compreendida somente como transporte e armazenagem.
Atualmente as empresas já compreendem na Logística uma potente ferramenta para garantia desucesso de seus processos e bons resultados operacionais e financeiros.
A Logística vem sendo utilizada há muitos anos e pode ser traduzida com qualidade e exatidão sempre que as informações que são enviadas de uma determinada origem sejam a real tradução do empenho e profissionalismo dos que trabalham especificamente para atender as necessidades do cliente.
Por esse motivo, podemos afirmar que acompetência na transmissão de comunicações assume importante papel na cadeia Logística, pois proporciona oportunidades de melhorias no que diz respeito à redução de custos e a satisfação do cliente, visando melhores condições de aperfeiçoamento dos serviços.
A informação possui papel crucial para a eficácia do desempenho da Logística porque é o alicerce sólido para que os gestores estruturem seusplanejamentos e decisões. A Tecnologia da Informação consiste em ferramentas utilizadas para obter acesso às informações e para analisá-las, de maneira que se possa tomar as melhores decisões para os processos logísticos.
A comunicação na Logística quando unida a tecnologia de informações, torna-se mais eficiente e efetiva para as empresas em geral, destacando-se sempre como um diferencial nomercado.
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da Comunicação, da Informação e da Tecnologia da Informação para a Logística Integrada, que permitem aos gestores e operadores a obtenção de melhores resultados nos processos logísticos.

Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação é um termo comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicadosao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo de como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados.
A sigla TI, Tecnologia da Informação, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. É adifusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser de domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas.
A aplicação, obtenção, processamento, armazenamento e transmissão de dados também são objetos de estudo na TI. O processamento de informação, seja de que tipo for, é uma atividade deimportância central nas economias industriais avançadas por estar presente com grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design e produção de bens. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação) introduzindo novas formas de organização e acesso aosdados a obras armazenadas; reduziu custos, acelerou a produção e possibilitou a formação instantânea de redes de âmbito mundial.
Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, enviode mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de computadores, como a internet). A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade das empresas e ao seu direito à informação, pois os cidadãos, geralmente, não têm acesso à grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por...
tracking img