Consequencias do estresse ocupacional devido ao assédio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consequências do Estresse Ocupacional devido ao Assédio Moral

Assédio moral é um fenômeno antigo, mas que vem sendo debatido na atualidade. Nos dias de hoje, é difícil entender a presença doassédio moral nas empresas, e esse pode ser considerado como um problema organizacional. O que mais ocorre por parte das empresas, é a negligência, que acabam sendo coniventes, fazendo vista grossa paraeste assunto que é de tamanha importância na sociedade, além de trazer graves consequências de estresse ocupacional na vida dos trabalhadores.
Para entendermos melhor o conceito “Assédio Moral”,precisamos primeiramente de uma definição, que nada mais é que a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações  humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornadade trabalho e no exercício de suas funções. Surge como abuso de poder entre relações hierárquicas verticais e horizontais ou até mesmo entre colegas de trabalho, e muitas vezes não há denúncias por parte dasvítimas.
São consideradas condutas comuns de assédio moral: dar instruções confusas e imprecisas ao trabalhador; dificultar o trabalho; atribuir erros imaginários ao trabalhador; exigir, semnecessidade, trabalhos urgentes; impor sobrecarga de tarefas; ignorar a presença do trabalhador ou não cumprimentá-lo ou, ainda, não lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente; fazer críticasou brincadeiras de mau gosto ao trabalhador em público; impor horários injustificados; retirar injustificadamente o instrumento de trabalho; agredir física ou verbalmente o trabalhador, quando estãosós o assediador e a vítima; promover revista vexatória; restringir o uso de sanitários; provocar insultos, ameaças e isolamento.
Esse ato é mais comum em relações hierárquicas e autoritárias, aondepredominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração. O assediador diante da sua liderança como uma forma de punição, reprime seus funcionários, podendo utilizar-se de...
tracking img