Conhecimento em descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: este presente artigo pretende analisar a questão do conhecimento em René Descartes a partir de sua obra o Discurso do Método. Por meio do método que conduz a razão o conhecimento claro e distinto, ou seja, a verdade das coisas livrando a razão do erro e da ilusão.

Palavras-chave: Conhecimento, método, verdade.

Introdução

O que é o conhecimento? Problemática perpassa há muitotempo na história da humanidade, e esta presente em diversas ciências e na filosofia não é diferente. A filosofia trata o próprio conhecimento como objeto. Na história da filosofia dois aspecto são constantes o teórico, que trata do problema do ser e do conhecimento e o prático que trata o problema da ação.
Para os primeiros filósofos a verdade, alethéia é a presença, a manifestação, odesenvolvimento e o desocultamento do que podemos conhecer. Na Idade Média o cristianismo introduziu algumas distinções que romperam com a ideia grega, que passa pelo viés pela fé cristã e é neste contexto, que nascerá Descartes.
René Descartes nasce em 1596 em La Haye, França. Com oito anos, ingressa no colégio jesuíta, em La Flèche. Apesar de ter estudado um dos melhores colégios de sua época ao concluirver em não ter proveito nenhum no conhecimento e não busca outra ciência do que o conhecimento de si mesmo ou no grande livro do mundo . Traça um itinerário para voltar ao caminho certo, do qual aumenta gradativamente o conhecimento sem sombra de duvida e do erro, isto é pelo método que formulou e chega a uma certeza ‘cogito ergo sum’. No entanto Descartes alerta que o método é uma via para sechegar à verdade. Apenas mostra como reformou as bases de sua própria razão, descontruindo o que até então havia adquirido como conhecimento, cujo conduziu ao erro e a duvida. Há quase quatro séculos em que se perpassaram desde em que o método foi escrito e é de muita relevância ainda hoje por algumas áreas das ciências como via para se chegar ao conhecimento.

O que é o conhecimento?

Aproblemática do conhecimento perpassa a história da humanidade, definiram o conhecimento (do latim cognitio e do grego γνώση) significa:

“Uma técnica para aferição de um objeto qualquer, ou a disponibilidade ou posse de uma técnica semelhante. Contudo, as técnicas de aferição podem ter os mais diversos graus de eficácia e podem, em última instância, ter eficácia mínima ou nula; nesse caso perdem, depleno direito, a qualificação de conhecimento. A disponibilidade ou a posse de uma técnica cognitiva designa a participação pessoal dessa técnica. Portanto o significado pessoal ou subjetivo de conhecimento deve ser considerado secundário e derivado. Esse significado primário também permite fazer a distinção entre crença e conhecimento. A crença é o empenho de aferição, qualquer operação cognitiva deuma noção qualquer, ainda que não aferível; o conhecimento é um procedimento de aferição ou a participação possível em tal procedimento.” (ABBAGNANO, Nicola. 2007, p.205)

Assim as ciências tem seu modo particular em ‘conferir com os respectivos padrões’ a busca do conhecer. A filosofia tem uma particularidade em relação no conhecimento, a história da filosofia mostra duas interpretaçõesdistintas, mas tendo como objeto o próprio conhecimento e dois aspectos são constantes o teórico, que é o problema da ação e o prático, que é o problema do ser e do conhecimento. Para os primeiros filósofos a verdade, alethéia é a presença, a manifestação, o desenvolvimento e o desocultamento do que podemos conhecer. Na Idade Média o cristianismo introduziu algumas distinções que romperam com a ideiagrega, contorna este período a Patrística e a Escolástica.
Nos escritos de Agostinho é o marco da Patrística, que concebe Deus como suprema verdade, e é a luz que ilumina a mente humana no ato do conhecimento. Na Escolástica os escritos de Tomás de Aquino que se dá o marco. Para Tomás a verdade manifesta no conhecimento das coisas, isto presente nas cinco vias que elabora para se alcançar a...
tracking img