Teoria do conhecimento - descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do conhecimento

O ser humano se utiliza do conceito que ele tem de realidade para aprofundar no conceito de conhecimento, mas para que tais conceitos de desenvolvam, é necessário que haja um maior questionamento, pois a realidade é relativa a perspectiva de cada indivíduo em relação a sua maneira de observar as coisas.
Para que os conceitos de conhecimento, percepção, ideologia, sensocomum e senso crítico sejam analisados devemos considerar as diferentes correntes de observações da qual Platão, Descarte e Marx compõe essa pesquisa, pois enfim combinaremos toda essa análise a questão social.
O homem inserido no contexto do cotidiano aprende a observar os fatos e a movimentação das coisas, de ordem natural ou humana, sobre o prisma de seu alcance, produzindo a ideia derealidade. Mas o que é realidade senão um conjunto de observações de ações e que por convivência, costumes, valores morais, passa a ser aceita como verdade e nos impulsiona a ter uma maior compreensão da nossa existência.
O pensamento e os questionamentos sobre a existência humana, as explicações para os fenômenos, o estudo do comportamento humano fez com que, pensadores, filósofos de várias épocas sepropusessem a tecer ideias e desenvolver métodos de pesquisas, na qual a ciência permeou suas teses.
Vejamos em Platão que ao escrever sobre “O mito da caverna”, exemplifica a ignorância do ser humano por apenas aceitar a verdade que se lhe é imposta, sem ao menos questioná-la e quando o faz, tem outras perspectivas de verdade, podendo então descrever como falso a até então conhecida realidade. Aose descortinar as informações que se escondem no além de visões simplistas, o ser humano passa a ter contato com uma nova realidade, e surge então a dúvida... O que é real ?, O que é falso?, O que existe de real na minha realidade, pois se esta está muitas vezes além de meus conhecimentos?, Como extrair do conceito de realidade a verdade das coisas, de maneira imparcial, se inserido no contextoem que se vive, as amarras muitas vezes são inconscientes e sendo assim, nada poderia ser descoberto de falso nessas questões.
“Se o tirassem depois dali, fazendo o subir pelo caminho áspero e escarpado, para só o liberar quando estivesse lá fora, à plena luz do sol, não é de crer que daria gritos lamentosos e brados de cólera”? (“A República” de Platão – 6º ed. Ed. Atena, 1956, p.288)
Podemosentender as dificuldades e a resistência muito grande que o ser humano tem em demolir as crenças cotidianas que são construídas ao longo de nossa existência.
São conceitos e preconceitos já inseridos em diversas gerações e muitas vezes explicando de maneira racional, outras vezes através dos sentidos.
Se buscarmos o viés de Descarte, contrapondo a ideia de Platão de que existe um mundo das ideiase que os filósofos são aqueles que mais captam as lembranças do mundo das ideias, percebemos em Descarte o questionamento dos sentidos e que se existe interferência na concepção da realidade através dos sentidos então é melhor que se negue a todos os sentidos e tudo se coloque em dúvida, para assim alcançar uma verdade sobre a existência de todas as coisas a partir do conceito de que toda causa ématerialista.
Descarte buscando diferenciar o que é real de fantasia acredita que na essência de todas as coisas descobrirá a realidade. Descarte já não se preocupa como Aristóteles em se aprofundar no movimento das causas, como na teoria das causas. Sua preocupação se da mais em aprofundar o conhecimento tendo como princípio a dúvida para afirmação dos conceitos de realidade.
Considerando que oconhecimento nos possibilita justamente uma leitura da realidade, um acesso à verdade e uma compreensão “mais bem acabada” da nossa existência, em se tratando da nossa atualidade, na questão social que se desencadeia entre as esferas políticas-econômicas, entramos num processo de questionamento entre o senso comum e senso crítico, que nos distancia da verdade e que mergulhados no cotidiano das...
tracking img