Vaticano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vaticano
Cultura e religião.



São Bernardo do Campo, 01 de abril de 2013.
Introdução:

O Estado da cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica romana e situa-se na margem ocidental do rio Tibre, no centro ocidental de Roma. Em 2006 contava com cerca de 930 habitantes. A cidade é rodeada por muralhas medievais e renascentistas, com exceção da parte sudeste, onde se localiza a Praçade S. Pedro. Das seis entradas, só três, a Praça do Arco dos Sinos, a fachada da Basílica de S. Pedro e a entrada para os museus do Vaticano, estão abertas ao público. Por detrás das muralhas, existe a nação-miniatura que tem uma área de 0, 44 km2. O edifício mais imponente é a Basílica de S. Pedro, construída durante o século IV e reconstruída no século XVI, considerada a Sé dos 700 milhões decatólicos de todo o mundo.
A vida cultural declinou muito desde a Renascença, altura em que os papas eram os patronos das artes italianas. Os museus do Vaticano contêm os frescos de Michelangelo Buonarroti na Capela Sistina, uma das maiores atrações turísticas da cidade. A Biblioteca inclui uma coleção valiosíssima de manuscritos das eras pré-cristã e cristã. O Palácio do Vaticano é um dos maiores domundo e contém valiosas coleções de obras de arte.
O papa exerce um poder absoluto. Delega o seu poder executivo a um governador nomeado, que depende diretamente dele. No exercício do seu poder legislativo, o papa é aconselhado e assistido pela cúria romano, composto de cardeais, um cardeal secretário de Estado e nove congregações. Secretário de Estado representa Saint-Siège nas suas relaçõesdiplomáticas com as potências estrangeiras. O poder judicial é tomado em carga por três tribunais: o rote romano, que tem competência em chamada, a assinatura apostólica, que julga em cassação, e ele Consagrado penitenciei, que intervém nos casos ligados à prática da confissão.

Vaticano

A criação.
Com poderes ilimitados e polpuda indenização em caixa, Pio XI moldou a estrutura do entãorecém-criado estado do Vaticano. E já incomodava seu vizinho, o ditador fascista Benito Mussolini.
tropas de Vittorio Emanuelle II, proclamado rei da recém-unificada Itália, subjugaram e anexaram a cidade de Roma, o papa Pio IX enclausurou-se nos muros do Vaticano. A essa altura, o Risorgimento italiano já havia tomado a maioria dos estados papais, e o pontífice, para não se submeter à nova ordempolítica na Velha Bota, rompeu relações com a monarquia e declarou-se um prisioneiro do poder laico. O mal-estar entre o estado e a Igreja finalmente chegou ao fim em fevereiro de 1929, quando o papa Pio XI e o ditador fascista Benito Mussolini, o "Duce", assinaram o Tratado e o Concordato de Latrão, que determinaram a criação do estado soberano do Vaticano, reconheceram o catolicismo como religiãooficial da Itália e ainda garantiram à Santa Sé uma polpuda compensação financeira pelas anexações dos rincões papais. Livre depois de quase seis décadas, é o Santo Padre que agora se esbaldava com seus poderes de chefe-de-estado, literalmente mandando prender e mandando soltar dentro do Vaticano. O Santo Padre: rádio e jornal próprios
Com a garantia da indenização da administraçãoAche os cursos efaculdades ideais para você. É fácil e rápido. italiana, de 750 milhões de liras, à vista, e de um bilhão de liras em títulos do governo, o chefe da Santa Sé começou a estruturar uma respeitável aparelhagem estatal – boa parte dela, a seu serviço imediato. Já existia um diário oficial, o L’Osservatore Romano, e Pio XI, de acordo com seus assessores próximos, planejava estruturar no futuro próximo umarádio oficial para alardear o cristianismo e, claro, a palavra papal. O maior candidato para tocar a empreitada foi Guglielmo Marconi.

Começou a circulação da moeda corrente do Vaticano, a lira vaticana, com a efígie do sumo pontífice, também aceita na Itália e que tinha valor equivalente ao da lira italiana. O serviço postal do Vaticano foi inaugurado em fevereiro de 1929. Já o Corpo da...
tracking img