Conhecimento dos professores sobre primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Distribuição do tempo de trabalho das enfermeiras em Unidade de Emergência*
Distribución del tiempo de trabajo de las enfermeras en Unidad de Emergencia
Eliana de Araujo GarciaI; Fernanda Maria Togeiro FugulinII
IEnfermeira. Consultora Enfermeira II da Pró Saúde ABASH. São Paulo, SP, Brasil. eliana.garcia@prosaude.org.br
IIEnfermeira. Professora Doutora do Departamento de OrientaçãoProfissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. ffugulim@usp.br
Correspondência
________________________________________
RESUMO
Esta pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, do tipo estudo de caso, teve por objetivo identificar e analisar a distribuição do tempo de trabalho das enfermeiras em uma unidade de emergência. Para alcançar os objetivos,utilizou-se o método de amostragem de trabalho. A identificação das atividades de enfermagem, realizadas pelas enfermeiras, ocorreu mediante avaliação das fichas de atendimento dos pacientes e da observação direta das enfermeiras no cotidiano de trabalho da unidade. As atividades identificadas foram posteriormente categorizadas de acordo com um sistema padronizado de linguagem. Verificou-se que 35% dotempo das enfermeiras são dedicados às intervenções de cuidado indireto, 35% às intervenções de cuidado direto, 18% às atividades de tempo pessoal e 12% às atividades associadas. A produtividade média destas profissionais correspondeu a 82%. Com este estudo, evidenciam-se perspectivas de realizar novas investigações no sentido de identificar parâmetros que subsidiem o processo de dimensionar opessoal de enfermagem em unidades de emergência.
Descritores: Recursos humanos de enfermagem no hospital. Gerenciamento do tempo. Administração de recursos humanos em hospitais. Enfermagem em emergência. Carga de trabalho.
________________________________________
RESUMEN
La investigación, de naturaleza cuantitativa, descriptiva, del tipo de estudio de caso, tuvo por objetivo identificar y analizarla distribución del tiempo de trabajo de las enfermeras en una unidad de emergencias. Para alcanzar tales objetivos se utilizó el método de muestreo de trabajo. La identificación de las actividades de enfermería realizadas por las enfermeras se efectuó a través de evaluación de las fichas de atención de los pacientes y de la observación directa de las enfermeras en su rutina de trabajo en laUnidad. Las actividades identificadas fueron posteriormente categorizadas de acuerdo con un sistema estandarizado de lenguaje. Se verificó que el 35% del tiempo de las enfermeras fui destinado a las intervenciones de cuidado indirecto, otro 35% a las intervenciones de cuidado directo, 18% a actividades de tiempo personal y 12% a actividades asociadas. La productividad media de las profesionalesevaluadas correspondió a un 82%. Con este estudio se ponen en evidencia perspectivas para la realización de nuevas investigaciones que contribuyan en la identificación de parámetros que ayuden al proceso de dimensionar personal de enfermería en unidades de emergencias.
Descriptores: Personal de enfermería en hospital. Administración del tiempo. Administración de personal en hospitales. Enfermería deurgencia. Carga de trabajo
________________________________________
INTRODUÇÃO
Os serviços de emergência constituem importantes componentes do sistema nacional de saúde, destinados ao atendimento de pacientes com afecções agudas, com ou sem risco de morte, exigindo profissionais preparados para oferecer assistência imediata aos clientes.
Organizados para disponibilizar atendimento imediato efacilidades na realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, configuram-se, muitas vezes, como a principal referência da população que busca assistência médica, em decorrência da insuficiente estruturação da rede assistencial e da baixa resolutividade encontrada em outras instâncias do sistema de saúde.
Entretanto, as tecnologias utilizadas nessas unidades nem sempre garantem a qualidade...
tracking img