Conhecimento dos professores sobre primeiros socorros nas escolas municipais de ensino fundamental i em itamaraju – ba.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ENFERMAGEM

RODRIGO GONÇALVES

CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM ITAMARAJU – BA.

ITAMARAJU/BA
2010
RODRIGO GONÇALVES

CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTALI EM ITAMARAJU – BA.

Monografia apresentada a Banca Examinadora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.

Orientadora:
Profª. Gleida Danese

ITAMARAJU/BA
2010
RODRIGO GONÇALVES

CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM ITAMARAJU – BA.Monografia apresentada a Banca Examinadora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.

Banca Examinadora:

_________________________________________
Prof.ª GLEIDA DANESE
_________________________________________
EXAMINADOR(A) I

________________________________________EXAMINADOR(A) II



Itamaraju/BA, ____ de _______________ de ___________.
Dedicatória

Dedico esta grande vitória primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me concedido. A Jôsy, minha fiel companheira por sua compreensão, carinho, incentivo, apoio, estímulo e por entender a minha ausência, na maioria das vezes, devido à dedicação intensa naconclusão deste trabalho e também no decorrer do curso. Aos meus pais Ademir e Maria Sirlene que um dia sonharam e hoje compartilham este grande momento comigo. A toda minha família, a minha sogra Maura e meu sogro José pelo apoio moral e incentivo e aos meus amigos por compreenderem minha ausência e minha vida corrida, sem muito tempo para o convívio, e em especial, a Raniere amigo na concórdia e nodebate, grande construtor de tudo, inclusive de polêmicas.
Aqui deixo registrado toda gratidão a vocês!

Agradecimentos

A Deus pelas oportunidades que me foram dadas na vida, por ter vivido fases boas e difíceis, mas que foram matérias-primas de aprendizado.
Aos meus pais Ademir Gonçalves e Maria Sirlene, sem os quais não estaria aqui, e por terem me fornecido condições para tornar oprofissional e Homem que sou.
Em especial, a minha esposa Joseane, pelas inúmeras vezes em que ela estava extremamente cansada, mas sempre disposta a ajudar, dando opiniões, incentivo, sempre com muito carinho e dedicação.
Á minha Orientadora Gleida Danese pelas palavras de experiência acurada e estímulo, bem como pela confiança que depositou em mim, permitindo que, com liberdade, concluísse otrabalho.
Ao corpo Docente da Faculdade CESESB-FACISA pela amizade, apoio e confiança depositadas, nos ajudando a trilhar nossos próprios caminhos com muita segurança.
Aos colegas de classe pela espontaneidade e alegria na troca de informações numa rara demonstração de amizade e solidariedade.
Aos professores entrevistados, por colaborarem de maneira gentil e verdadeira, facilitando o curso destapesquisa.
E, finalmente a toda equipe do Hospital Municipal de Itamaraju, pela receptividade, boa vontade e, até mesmo para os funcionários de difícil convívio, com vocês aprendi muito sobre relacionamento interpessoal, que é essencial na nossa profissão.
A todos muito obrigado!

“(...) conhecer, em si, não transforma a realidade; transforma a realidade somente a conversão do conhecimento em açãotransformadora; e a conversão da ação transformadora em conhecimento (...) não apenas muda a realidade, mas muda também o sujeito.”
Leonardo Boff.
Resumo

Geralmente, o professor é o primeiro a estabelecer contato com o aluno nos casos de acidentes ou intercorrências clínicas no âmbito escolar, tendo à responsabilidade de prestar o atendimento inicial a vítima. O objetivo deste trabalho foi...
tracking img