Conhecendo a proposta dos jardins de infância no japão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

À semelhança de outros países, o Japão, discute valores e reforma o sistema escolar procurando ajustá-los aos novos tempos: um mundo face à globalização e internacionalização.
A proposta curricular dos anos noventa para os jardins-de-infância no Japão definem uma proposta pedagógica em torno do brincar, estabelecendo uma educação pelo ambiente, priorizando atividades segundo ascaracterísticas de desenvolvimento da criança, conforme descrito no primeiro capítulo do Currículo Nacional de Normas do Jardim de infância: o ideal básico da educação infantil consiste em compreender a natureza das crianças e educá-las através de seu ambiente.
Para muitos, a educação infantil e também o brincar, não é algo assim tão importante, para alguns é apenas momentos de distrações,passatempo e a escola é um lugar para distrair os pequeninos enquanto os pais trabalham para o sustento familiar. Será mesmo assim? Qual a finalidade do brincar? Que benefícios trazem à criança e sua infância? Que dizem os teóricos a esse respeito? Qual o caminho proposto pelo brincar: escolarização ou socialização? É possível aprender outras áreas curriculares através das brincadeiras?
Assim comessas perguntas a presente pesquisa tem como objetivo geral fazer uma apresentação do Currículo Nacional de Normas do jardim de infância que regem as práticas educacionais do ensino pré-escolar do Japão. Como objetivo específico, analisar a proposta pedagógica do brincar nos jardins de infância e verificar sua importância na educação da criança em desenvolvimento, utilizando de referenciaisteóricos para a discussão.
Segundo as diretrizes, cada Jardim da Infância deve desenvolver um currículo adequado para o estágio do desenvolvimento das crianças, o jardim de infância específico e sua comunidade local. O currículo deve seguir os requisitos legais e essa diretriz.
Dessa forma, para contemplar a análise da proposta pedagógica do brincar nos jardins de infância, buscou-seinformações através de uma pesquisa de campo que contou com uma visita à um Youchien (jardim de infância) e entrevista com a diretora e uma professora dessa instituição. Utilizamos a observação do local e registro iconográfico (vídeo) para a coleta de dados na verificação das práticas pedagógicas no funcionamento diário de um Youchien. Para a entrevista utilizamos um prévio questionário como instrumento deapoio e um gravador. A diretora e a professora foram intencionalmente escolhidas, pois para contemplar o objetivo do projeto, procuramos selecionar as pessoas que realmente têm o conhecimento necessário para satisfazer as necessidades de informação.
Após a coleta de dados da observação e entrevista, fizemos o registro dos mesmos através de um relatório. A análise dos dados contemplou a abordagemqualitativa, na questão da modalidade de análise, fizemos o uso da análise de conteúdo.
A fundamentação teórica escolhida para aprofundar os conhecimentos acerca do tema em estudo consistiu nos conceitos estudados nos fascículos de História da Educação & Pedagogia da Infância e Filosofia. Destacou-se as teorias de Fröebel e Maria Montessori e na questão da capacidade cognitiva dos indivíduos,abordamos a base epistemológica construcionista, destacando os teóricos: Jean Piaget (1896-1980) e Lev Semyonovich Vygotsky (1896-1934).
Diante das grandes descobertas que contribuíram para a evolução do pensamento humano, nos deparamos com o surgimento do sentimento de infância.
A criança, o ser considerado durante muitos séculos como irreal no contexto social, ganhou o seu espaço nasociedade a partir do século XVII, onde houve o despertar da consciência da particularidade infantil.
A partir de então, frente às várias etapas do desenvolvimento, surge a necessidade de estabelecimentos de normas para reger os processos da educação do ser em desenvolvimento.
Vários nomes de teóricos são encontrados na história da Educação, tais como: Jan Amos Komensky,...
tracking img