Taekwondo para todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Artes Marciais Hodory

Coordenador

ARTES MARCIAIS NAS ESCOLAS Taekwondo Pedagógico
O resgate da arte marcial formativa como recurso de apoio educacional infanto-juvenil em ambiente escolar

Ms. Iano Tolomei Hausen 4º DAN

Niterói

2004
1

ARTE MARCIAL NAS ESCOLAS Taekwondo Pedagógico
Uma proposta de resgate da arte marcial formativa como recurso de apoio educacionalinfanto-juvenil em ambiente escolar

Por Ms. Iano Tolomei Hausen 4º Dan

Niterói

2004

2

Dedicatória
Dedico este trabalho aos meus filhos e meus alunos, com os quais aprendo muito mais que ensino.

Agradecimentos
No Taekwondo, agradeço ao Grão Mestre Jung Roul Kim e Mestre José dos Santos, pelo exemplo e orientação, aos Mestres e Professores Marco Albacete, Gilberto Gonçalves,Maurício Dutra, Josinaldo da Silva, Alexandre Américo, Arurai Marinho, Enguelbertt Ferreira e tantos colegas pela amizade e apoio. No Judô, agradeço aos Mestres Valquenares, Rudolph Hemany e Mauro Gurgel. Principalmente ao Mestre Valqueneres, de quem tive o privilégio de ser aluno e com quem entendi a importância da pedagogia, acadêmica ou empírica na iniciação das artes marciais.

Resumo Resumo: Estetrabalho, ao invés de tratar das questões sobre as capacidades corporais de nossos alunos, tratará de seu desenvolvimento sócio-psico-emocional. Buscará propor uma utilização das ditas, “lutas”, que favoreça um equilíbrio afetivo que o torne mais capaz na obtenção de sua educação e apto a desfrutar da tão falada “Qualidade de Vida” e cidadania. Dedica-se a fundamentar um resgate do perfileducativo das Artes Marciais. Propomos com elas e outros recursos semelhantes, compor estratégias que façam face à caótica situação disciplinar da escola. Apresentaremos um desenvolvimento das artes marciais, que historicamente às desvincula do padrão violento de seu atual conceito social. Para tanto viajaremos até as filosofias que determinaram a sua criação. Apresentaremos, mais especificamente osresultados do “Taekwondo Pedagógico” método de ensino desta modalidade desenvolvido pela Escola de Artes Marciais Hodory. O qual submetemos a um levantamento transversal de percepção de resultados, estes que aqui apresentaremos. Baseados nos animadores resultados, propomos um debate sobre a construção de uma concepção pedagógica baseada na apresentação aos alunos de conceitos e valores.
Unitermos:Educação Física Escolar, Lutas na Escola e Resultados Escolares.

3

Sumário

Capítulo I – Problematização do estudo 1.1 – Introdução 1.2 - Iniciação e massificação 1.3 - Breve histórico do Taekwondo

Capítulo II – Arte Marcial Formativa 2.1 – Conceito e definição 2.2 - Dos Templos à Escola em poucas palavras 2.2 - Jigoro Kano e o Judô – Um marco no resgate do respeito às Artes MarciaisCapítulo III – Formando uma concepção educacional 3.1 - A luta como processo educador 3.2 - Apoio Pedagógico – O taekwondo na escola 3.3 - A progressão metodológica utilizando as Faixas , “Ti”. 3.4 - Apresentando os valores da ética e disciplina marcial do Taekwondo. 3.5 - Taekwondo Infantil, Os pequenos tigres – Segurança, a prioridade máxima.

Capítulo IV – Análise e interpretação dos dados 4.1– Taekwondo Hodory.

Capítulo VI – Conclusão. Referência bibliográfica

4

Capítulo I PROBLEMATIZAÇÃO DO ESTUDO
1.1 – Introdução
Assistimos hoje a Educação do povo brasileiro passar por um momento de extrema complexidade onde a maioria da população, que habita as áreas urbanas, atravessa uma grande diminuição do poder aquisitivo e onde normalmente as famílias têm seus responsáveisobrigados a submeterem-se à jornada de trabalho prolongada, com grande diminuição do tempo e da qualidade de convívio com seus filhos. Tal condição atribui à Escola a função de responder não só pela educação formal, mas também por uma considerável parte da formação geral destas crianças e jovens. O professor é hoje mais do que nunca exigido como educador. Mas a questão é: Será que a escola e seus...
tracking img