Condicionamento operante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Condicionamento Operante Exemplos
Reforço positivo é a presentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado aumentando a frequência do comportamento; por exemplo, se o pombo tocara campainha recebe alimento suplementar.

Caso o aluno tiver boas notas recebe um elogio..

Reforço negativo nada mais é a remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamentodesejado; isso fica explicado nos exemplos:

Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques eléctricos;
Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores.

Punição positiva se resume naapresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado.

Diminuição da frequência do comportamento..

Exemplo:

Se o rato sair do perímetro definidoleva choque elétrico;
Se a criança faz birra leva uma repreensão.

Os aparelhos do condicionamento operante de Skinner
   Os aparelhos condicionantes de Skinner trouxeram-lhe fama entre ospsicólogos, mas foi o "berço automático", aparelho para automatizar as tarefas de cuidar dos bebês, que lhe rendeu a notoriedade pública (Benjamin e Nielsen-Gammon, 1999). Quando Skinner e a esposaresolveram ter um segundo filho, ela disse que os dois primeiros anos do bebê requeriam muito trabalho; assim, Skinner inventou um ambiente mecanizado para aliviar as tarefas rotineiras dos pais. Emborafosse disponível comercialmente, o berço automático não obteve êxito. A filha de Skinner, driada nesse berço, aparentemente não apresentou efeitos negativos da experiência.-------------------------------------------------

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per07.htm

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------http://scienceblogs.com.br/psicologico/2008/10/skinner-e-a-descoberta-do-condicionamento-operante/
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------...
tracking img