Condicionamento operante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia e Aprendizagem – Laboratório
Programa “Cyber Rat”
Profª.

1. Embasamento teórico

Aprendizagem

Interessante a frase que o livro Introdução à Psicologia Geral (1999) cita na pág 171, “A aprendizagem é o olho da mente” Thomas Drake.

Aprendizagem é qualquer mudança relativamente duradoura de comportamento ou conhecimento devida à experiência. Nosso comportamento hoje, seformou como é, por experiências aprendidas.

A aprendizagem molda nossos hábitos pessoais, como roer as unhas; traços de personalidade, como timidez; preferências pessoais, como não gostar de roupas formais; e reações emocionais, como as que temos quando ouvimos nossas canções favoritas.

Se todas as suas respostas aprendidas pudessem ser retiradas de você, pouco sobraria de seu comportamento.Você não conseguiria falar, ler um livro nem fazer um ovo frito.

Temos visto que aprendizagem não é um processo exclusivamente humano. Ela também existe no mundo animal; um fato que não surpreenderá ninguém que já teve um cachorro ou viu os ratinhos de laboratório atuando.

Os princípios que explicam respostas aprendidas em animais também explicam muito da aprendizagem humana, na verdade, muitasdas descobertas mais fascinantes no estudo da aprendizagem se originaram dos estudos de animais.

Tipos de Aprendizagem:

* Por Raciocínio - O raciocínio é considerado o tipo de aprendizagem mais complexo e abstrato, envolvendo todas as formas de aprendizagem e dependendo delas.O processo de raciocinar inicia-se de uma motivação, de uma necessidade de resolução de um problema.

* Porobservação – Um ser vivo é condicionado por meio de observação do condicionamento de um modelo. Tanto o condicionamento clássico quando o operante podem ocorrer por meio de aprendizagem por observação, que depende de processos de atenção, retenção, reprodução e motivação.

* Por Ensaio e Erro – O psicólogo americano Edward Lee Thorndike (1874-1949) foi quem estudou esse tipo de aprendizagem, baseado noestudo experimental da inteligência em animais e seres humanos. Por causa do experimento com gatos desenvolveu as Leis da Aprendizagem: Lei do Efeito e Lei do Exercício.

* Por “Insight” - O termo “insight” é usado para designar uma mudança repentina no desempenho, proveniente da aprendizagem. Popularmente “insight” corresponde a “estalo”.

Condicionamento Clássico

Não poderia falar sobrecondicionamento clássico sem citar o fisiologista russo Ivan Pavlov, pois explorou uma importante forma de aprendizagem em seus experimentos clássicos sobre o condicionamento de cães.

O processo foi inicialmente descrito em 1903 por Ivan Pavlov, e é às vezes chamado condicionamento pavloviano em tributo a ele. No condicionamento clássico, aprendemos a associar dois estímulos.

Pavlov estavaestudando o papel da saliva nos processos digestivos de cães quando se deparou com o que ele chamou “reflexos psíquicos” (Pavlov, 1906). Como muitas das grandes descobertas, a sua foi parcialmente acidental, embora ele tenha tido a percepção para reconhecer sua significância. Seus participantes eram cães presos em arreios em uma câmara experimental, e sua saliva era coletada por meio de um tubocirurgicamente implantado na glândula salivar. Pavlov mostrava carne para o cão e colhia a saliva que resultava deste estímulo. Conforme sua pesquisa se desenvolvia, notou que os cães acostumados ao procedimento começavam a salivar antes que a carne fosse apresentada, isto em resposta ao som feito pelo dispositivo usado para apresentar a carne.

Intrigado com essa descoberta inesperada, Pavlovdecidiu investigar mais a fundo. Para esclarecer o que estava acontecendo, ele pareou a apresentação da carne a vários estímulos que se sobressairiam na situação do laboratório. Por exemplo, usou um simples estímulo auditivo – um som. Depois que o som e a carne eram apresentados conjuntamente uma série de vezes, o som era apresentado sozinho. Os cães salivaram ao simples toque do som.

O fato...
tracking img