Condicionamento operante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONDICIONAMENTO OPERANTE

RESUMO
O Condicionamento Operante, em teoria, está baseado na ideia de que o aprendizado é uma função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos ou estímulos que ocorrem no meio. Uma resposta produz uma consequência, como definir uma palavra, bater em uma bola, solucionar um problemamatemático. O condicionamento operante depende dos efeitos que o seguem, para aumentar ou diminuir a probabilidade, ocorrendo por consequência a mudança da frequência relativa de ocorrência do comportamento. Resultados agradáveis tendem a aumentar a frequência sob circunstâncias semelhantes.
O condicionamento operante foi muito aplicado em quadros clínicos (modificação de comportamento), assim comono ensino (gerenciamento de sala de aula) e desenvolvimento de instrução (instrução programada).




















SUMÁRIO


1- INTRODUÇÃO 04
2- CONDICIONAMENTO OPERANTE 05
3- DEFINIÇÕES E APLICAÇÕES 05
4- DEFINIÇÃO DE REFORÇOS 06
4.1- A Aplicação dos Reforços 07
4.1.1- Tipos de Pautas deReforços 07
5- CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09























1- INTRODUÇÃO

No condicionamento operante o reforço fortalece o comportamento. A diferença entre este condicionamento e os demais existentes, é que no operante o reforço vem depois do ato fortalecido. Os operantes são ações iniciadas ourespostas voluntárias, controladas pelo sistema nervoso central. Apesar de parecer, os operantes não são espontâneos, sendo altamente influenciados pelo meio. Entretanto, a modificação de comportamento utilizando-se de técnicas de aprendizado e psicológicas, é mal vista pelo publico em geral, considerando-a uma tentativa de manipulação e de lavagem cerebral, como as aplicadas no caso de guerras e emconfissões. A questão ética é ponto primordial para definir algo que seja útil ao homem e ao aproveitamento da ciência.






















2- CONDICIONAMENTO OPERANTE

Como pioneiros do condicionamento operante, encontramos Edward Lee Thorndike (1874 – 1949) e Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1990). Thorndike desenvolveu experiências com gatosfamintos em “caixas quebra-cabeças”, que permitiam a fuga através do aprendizado dos mecanismos de abertura das gaiolas. Através de tentativa e erro, o animal aprendia os mecanismos de fuga e não se esquecia. Thorndike observou que os animais operavam primeiro com respostas intuitivas, e em seguida com comportamentos que eram instalados quando permitiam o prazer e eliminados quando não produziamefeitos. Já Skinner foi o pesquisador que mais contribuiu para o condicionamento operante como o conhecemos. Ele ficou famoso pela sua visão behaviorista, onde considerava que a psicologia deveria se prender somente a fatos observáveis. Skinner desenvolveu pesquisas com ratos e pombos onde, para cada acerto apresentado pelo animal havia a gratificação (reforço) de um pouco de comida. Skinner defendiaa tese de que os ambientes simples com animais simples eram necessários para controlar melhor as variáveis e assim se permitir descobrir as leis do condicionamento operante, o que hoje se chama de “Skinner Box” ou caixa de Skinner. Graças a Skinner, temos hoje uma sofisticada tecnologia de ensino denominada modificação de comportamento, muito utilizada em saúde mental e nas escolas.

3-DEFINIÇÃO E APLICAÇÕES

O condicionamento operante ou instrumental ocorre quando uma resposta operante é reforçada. As respostas operantes são emitidas quando um organismo deve se adaptar a condições ambientais ou resolver problemas. Por exemplo, quando um animal é colocado numa gaiola, dá respostas tipicamente de fuga (respostas operantes). A resposta que leva à liberdade é reforçada pela...
tracking img