Concorrencia perfeita e concorrencia imperfeita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concorrência
A vida econômica esta empregada de efeitos da concorrência .Os preços, os salários, os métodos de produção ,os produtos que são produzidos e os respectivas quantidades, a dimensão e organização das empresas a distribuição de recursos e dos rendimentos dos indivíduos resultam todos dos processos de concorrência
Concorrência Perfeita
A concorrência perfeita verifica-se sempre quenenhum produtor pode influenciar o preço de mercado. Cada produtor comporta-se com um “tomador de preço” ,ou seja, é aquele que toma o preço elevado no sentido que registra no mercado.
Portanto, um concorrente não tem argumentos para cortar no preço de mercado. Além disso , não aumentará o seu preço acima do preço do mercado, pois então a empresa não venderia nada. Os consumidores prefeririamcomprar mais barato de seus concorrentes .
A concorrência perfeita verifica-se sempre que existe um número significativo de pequenas empresas cada uma delas oferecendo em produto idêntico e sem dimensão grande forma a ter capacidade de influenciar o preço de mercado.
Uma empresa em concorrência perfeita como podendo vender tudo quanto quiser o preço estabelecido no mercado. Afim de ampliar seulucro o custo marginal, ou seja, a mudança no custo total de produção da variação em uma unidade da quantidade produzida. A empresa amplia os seus lucros ( Ou diminui os seu prejuízos de custo prazo).
Na determinação do seu liminar de encerramento o curto prazo de uma empresa perfeitamente concorrencial, devem torna-se em consideração os custos variáveis. Abaixo de um certo preço critica aempresa não conseguirá sequer recuperar ,através das suas receitas, os custos variáveis que se podiam pouparse ele encerrasse, Desse modo, para evitar perder mais que os preços desciam abaixo do referido limitar de encerramentos . A curva da oferta concorrencial de longo prazo de uma atividade deve tomar em consideração a entrada de novas empresas e a saída de antigas. Tais custos podem constar empagamentos á mão-de-obra, aos financiadores ,os fornecedores de matérias primas.
Analise dos mercados concorrências permite projetar alguma luz sobre a forma de organização eficiente da sociedade .Mercados concorrências perfeitas devem satisfazer três condições antes de serem considerados socialmente. .Primeiro não deverá registrar-se qualquer forma de concorrência imperfeita
.Não devera existirnenhum produtor com capacidade de influenciar o preço de produção.
. Verificar-se qualquer tipo de externalidades processos em que uma empresa impõe custos ou benefícios sociais, sem que a parte afetada seja compensada ou pague por esses benefícios.
Por fim é necessário que a distribuição de votos monetários correspondia ao conceito de justiça da sociedade..
A empresa perfeitamenteconcorrencial pode vender tudo que pretende ao longo da sua curva horizontal sem reduzir o preço de mercado.
Mas o concorrente imperfeito concluirá que sua curva da procura tem inclinação negativa quando um maior volume de vendas forças uma descida do seu preço .
E a não ser que trate de um monopolista protegido, uma descida no preço dos seus rivais deslocará nitidamente a sua curva da procura para aesquerda.
Concorrência Imperfeita
A concorrência imperfeita é o ideal da economia dos nossos dia muito procurada , raramente encontrada .Quando o consumidas compra um automóvel Ford ou Toyota, hambúrgueres da Mac Donald´s ou da Burger King computadores da Ibm ou da Apple, esta a lidar com empresas suficientemente grande para influciarem o preço do mercado
A concorrência imperfeita verifica-senum setor de atividade sempre que existiam vendedores individuais que detenham alguma parcela do controle sobre o preço da produção desse setor de atividade sempre que existiam vendedores individuais que detenham alguma parcela do controle sobre o preço desse setor com isso não implica uma empresa tinha controle absoluto sobre o preço dos seus produtos.
Vemos então que um concorrente...
tracking img