DIFERENÇAS DA CONCORRÊNCIA PERFEITA E IMPERFEITA

475 palavras 2 páginas
DIFERENÇAS CONCORRENCIA PERFEITA E MONOPOLISTA

Um monopolista não se diferencia do produtor em concorrência perfeita, quando se trata de maximização do lucro total, pois é válida também a regra de que a empresa monopolista consegue tal maximização quando a receita marginal é igual ao custo marginal, entretanto, não necessariamente no ramo crescente deste custo marginal.

Uma empresa monopolista é capaz de obter lucro extraordinário tanto no curto, quanto no longo prazo, diferente da firma em concorrência perfeita, em que o lucro extra apenas ocorre no curto prazo, tendendo a cessar a longo prazo.

CONCORRENCIA MONOPOLISTA = CONCORRÊNCIA Imperfeita
Embora presente, como a concorrência perfeita, uma estrutura de mercado em que existe um numero elevado de empresas, a concorrência monopolista (também chamada de concorrência imperfeita) caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos.

Por exemplo, diferentes marcas de cigarro, de sabonete, refrigerante, etc.

Trata-se assim, de uma estrutura próxima da realidade que a concorrência perfeita, onde supõe um produto homogêneo, produzido por todas as empresas.

Nesta estrutura, cada empresa tem certo poder sobre a fixação de preços, ou seja, a curva de demanda com a qual se defronta é negativamente inclinada, embora bastante elástica, pois a existência de substitutos próximos permite aos consumidores alternativas para fugirem de aumentos de preços.

CONCORRENCIA PERFEITA
Corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços pós-venda, etc. Ex. Mercado do Café, açúcar, petróleo, etc.

O mercado de concorrência perfeita é estudada somente com o intuito de funcionar como paradigma para a análise de outros tipos de mercado.

Relacionados

  • Senhor
    27670 palavras | 111 páginas
  • legisla o
    102057 palavras | 409 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas