Conceitos de failover

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Failover
O failover é a capacidade de determinado sistema/serviço migrar automaticamente para um outro servidor, sistema ou rede redundante ou que está em standby quando da ocorrência de falha ou término anormal do servidor, do sistema ou da rede que estava ativo até aquele instante. O Failover acontece sem intervenção humana e geralmente sem aviso prévio, diferente de switchover.
Osprojetistas de sistemas normalmente fornecem capacidade de failover em servidores, sistemas ou redes que exigem continua disponibilidade e um alto grau de confiabilidade.
A automação é feita usando um cabo “Heartbeat” que é conectado aos dois servidores. Tão longo exista um “Pulso ou mensagem heartbeat” do servidor principal para o servidor secundário, o servidor secundário não iniciará seus sistemas. Podehaver também um terceiro servidor “Spare parts” que possui rodando componentes de reserva para comutação “no fogo” para evitar a interrupção durante o lapso de tempo da comutação.
O segundo servidor imediatamente assumirá o trabalho do primeiro tão logo ele detecte alguma alteração na mensagem “heartbeat” da primeira máquina. Alguns sistemas possuem a habilidade de mandar uma mensagem via pageou enviar uma mensagem para um técnico pré-designado ou centro de monitoração.
Em alguns sistemas, o failover é intencionalmente não automático por completo, que exige a intervenção humana. Isso é chamado “automatizado com aprovação manual“, porque a atividade fica automática uma vez que seja dada a aprovação.
Reciprocamente, o Failback é o processo de restauração de um sistema/componente/serviçoque se encontra em um estado de failover (ou seja, aquela máquina onde estava rodando o serviço que apresentou problrmas) de volta a seu estado original que estava antes da falha.

Clustering
Clustering é a utilização de vários computadores e ligações redundantes para formar o que parece ser um sistema único e altamente disponível. Um cluster fornece proteção contra a inatividade paraaplicações importantes ou serviços que precisam estar sempre disponíveis, distribuindo a carga entre vários computadores para que, no caso de falha num sistema, o serviço esteja disponível noutro.
O conceito básico de um cluster é fácil de entender; um cluster são dois ou mais sistemas trabalhando em conjunto para alcançar um objectivo comum. No Windows existem dois tipos principais de clustering:clusters de expansão/disponibilidade conhecidos como Network Load Balancing clusters (NLB) e clusters estritamente baseados em disponibilidade conhecidos como Failover Clusters. A Microsoft tem também uma variante do Windows chamada Windows Compute Cluster Server.

Quando um computador inesperadamente falha ou é deliberadamente desligado, o clustering garante que os processos e serviços a serexecutados, mudam para outra máquina, ou seja, fazem "failover" no cluster. Isto acontece sem interrupção nem necessidade de intervenção imediata do administrador fornecendo uma solução de alta disponibilidade, o que significa que os dados críticos estão sempre disponíveis.

Os clusters de failover são normalmente constituídos por dois servidores (ou ocasionalmente por vários servidores), como aconfiguração mostrada na figura. Um servidor (principal) está activamente a processar pedidos dos clientes e a prestar os serviços em situações normais, enquanto o outro servidor (failover) está a monitorizar o servidor principal para assumir e executar os serviços, se este falhar.

O sistema primário é monitorizado, com verificações activas em intervalos de poucos segundos para garantir que osistema principal está a funcionar correctamente. Quando o cluster é composto apenas por dois servidores, a monitorização pode ser feita através de um cabo dedicado que interliga as duas máquinas, ou através da rede. O sistema que realiza a monitorização pode ser o computador de failover ou um sistema independente (chamado controlador de cluster).

Do ponto de vista do cliente, as aplicações são...
tracking img