Arquitetura de servidores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Servidores de missão critica.
Um ambiente tecnológico construído para evitar a paralisação de serviços computacionais e a perda de dados importantes a um negócio. Para isso, uma série de equipamentos e tecnologias é aplicada ao ambiente.
O que determina que tipo de equipamento e que tipo de tecnologia serão usado em um ambiente de missão crítica é o nível de importância do negócio e daoperação. Se esses aspectos não forem bem trabalhados, uma empresa pode investir mais do que precisa nessa área, ou investirem menos.
Quando nos referimos ao funcionamento e à paralisação de um sistema, é importante considerarmos dois termos: uptime e downtime. O primeiro indica o tempo em que um sistema fica disponível. O segundo indica o tempo em que um sistema fica fora de uso.
Uma empresa precisaavaliar o nível de criticidade de suas operações para determinar o quanto investir num ambiente de missão crítica. No caso de uma operação de nível crítico muito alto, pode-se fazer uso de equipamentos e sistemas conhecidos como "tolerantes a falhas" ou, em inglês, "fault tolerance". Com equipamentos desse tipo, sempre há outro que fica na retaguarda, ou seja, se o principal deixa de funcionar, umsegundo imediatamente assume a operação.
Outro conceito importante é o de "alta disponibilidade" ou "high availability". Em equipamentos desse tipo, geralmente não há máquinas na retaguarda, no máximo, existe o espelhamento de HDs (como os sistemas RAID). No entanto, tais equipamentos são desenvolvidos para ter o menor risco de falhas possível.
Nos sistemas de alta disponibilidade, costuma-se usarcomo medição o valor de uptime correspondente a 99,9% ao ano. Isso significa que, como o ano possui 365 dias - 8760 horas -, o sistema precisa operar por pelo menos 8751 horas, já que essa taxa equivale a 99,9%. Em outras palavras, para um sistema de alta disponibilidade fazer jus ao seu nome, seu tempo de paralisação tem que ser de até 9 horas por ano. No entanto, esses valores podem variar deacordo com o sistema utilizado.
Se um sistema possui um nível de criticidade tão alto que praticamente não pode parar de funcionar, o ideal é fazer uso de sistemas tolerantes a falhas, já que o uptime destes corresponde a 99,999%, ou seja, esse sistema funciona, no mínimo, por 8759,91 horas (de 8760) por ano. Isso quer dizer que sistemas desse tipo praticamente não param. É importante deixar claroque, quando se lida com alta disponibilidade e tolerância a falhas, a abordagem acima não considera o tempo de paralisações programadas, para os casos em que os servidores entram em manutenção, por exemplo.
Em ambientes de missão crítica é importante trabalhar para que os sistemas não parem de funcionar apenas por falhas e erros, mas também que não sejam paralisados por sobrecarga. Se, porexemplo, o site da Receita Federal estiver apto a receber mil declarações de Imposto de Renda por hora, é necessário observar se esse limite não está sendo atingido. Se isso estiver ocorrendo, deve-se aumentar a capacidade do sistema, do contrário, os servidores ficarão tão sobrecarregados que quase ninguém conseguirá fazer a declaração. Por outro lado, é desperdício gastar com sistemas que dispõem deuma capacidade muito alta e que não será usada. Por exemplo, se um site gasta de tráfego mensal cerca de 25 GB, para quê utilizar servidores que suportam tráfego mensal de 1 TB, Essas questões são respondidas com o conceito de "Escalabilidade". Trata-se da possibilidade de um sistema expandir sua capacidade conforme a necessidade.
Antes de tudo, a empresa precisa avaliar quais as possibilidadesde aumento do uso de seus sistemas. A partir daí, deve-se criar condições para que a capacidade seja aumentada conforme a necessidade. Por exemplo, a empresa pode adquirir equipamentos que suportam 4 processadores. Só que ao invés de utilizar 4 desses chips, pode usar apenas 2 e acrescentar os demais se necessário. Outra solução bastante interessante é fazer uso de clusters e aumentar a...
tracking img