Ittech Solutions

3140 palavras 13 páginas
Oracle Data Guard – conceitos e arquitetura
Operações de negócio eficientes, alta qualidade de serviços prestados, conformidade com regras e aplicações em TI e informações corporativas com alto nível de segurança são cenários ideais para cumprimento de um ambiente de alta disponibilidade e segurança de dados. Não é nenhuma surpresa que alta disponibilidade e segurança de dados estão entre as maiores prioridades de empresas hoje em dia.
As solucões para Disaster & Recover (DR) mais conhecidas atualmente são: Backup e Recover para unidades de Mídia/Fita, Log Shipping e replicação remota de informações em Storage. Infelizmente, essas soluções não suportam uma recuperação e proteção de dados (RPO – Recovery in Point) ou recuperação em tempo específico (RTO – Data Availability).
Em contra-partida o Oracle Data Guard suporta muitos cenários para soluções de alta disponibilidade. O Oracle Data Guard é suportado apenas na versão Enterprise e provê gerenciamento, monitoramento e automação para criar e gerenciar um ou mais Bancos de Dados Standby que protegem o ambiente contra falhas, desastres, erros e corrupções de dados. Pode ser utilizado como Alta Disponibilidade ou ambiente de recuperação de desastres e é uma ferramenta que pode trabalhar de forma ideal juntamente com o Oracle Real Applications Clusters.
Em um momento em que todas as áreas de negócio têm como foco a redução de custos e despesas, o Oracle Data Guard é uma forma de retorno de investimento, uma vez que pode ser utilizado para execução de queries em ambiente paralelo, relatórios, backups, testes e atualizações ou outras manutenções no ambiente de Banco de Dados, bem como proteção contra desastres.
Planejamento – DRP e BCP
Descrição
Prover meios para garantir a continuidade e a recuperação das operações de negócio quando ocorre um desastre. Planejamento é chave.
Coisas ruins e inesperadas acontecem
Catástrofes naturais (furacão, enchentes, terremotos, incêncios, tempestades);
Atentados

Relacionados