Conceitos centrais de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anderson Bentz
Fátima Notargiácomo
Luciana Girardi Pinto
Simone Maciel







CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING






Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Empresas,Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA.







Zélia Maria Mirek




Santo Ângelo
2010


CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETINGMarketing é definido como trocas, filosofia organizacional e processos, onde o elemento comum às três definições é o cliente ou o mercado, cujo objetivo é conquistar, satisfazer e manter clientes de modo rentável.
Kotler e Armstrong (p.3,2003) definem marketing como sendo um processo social e gerencial, pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da criação,oferta e troca de produtos de valor com outros, ou seja, significa trabalhar com mercados para realizar trocas potenciais, com o propósito de satisfazer a necessidade e desejos humanos.
O conceito de Marketing considera que a chave para atingir as metas organizacionais, consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e dos grupos de clientes e oferecer as satisfaçõesdesejadas, de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes.


Cadeia dos Conceitos Centrais de Marketing














Cinco filosofias alternativas podem girar as organizações no cumprimento de seu trabalho de marketing, que são os conceitos de produção, conceitos de produto, conceito de venda, conceito de marketing e conceito de marketing societal.
O conceito deprodução parte do principio que os consumidores favorecem os produtos que estejam amplamente disponíveis e ao alcance de seu poder de compra. O principal trabalho dos administradores das organizações voltadas à produção  é melhorar a eficiência da produção e da distribuição e baixa dos preços.
O conceito do produto assegura que os consumidores favorecerão aqueles produtos que oferecem maisqualidade, desempenho ou características inovadoras.
O conceito de Venda propõe que os clientes não comprarão o tanto quanto a organização deseja, a menos que sejam estimulados através de um esforço agressivo de venda e promoção, e esses esforços se intensificam para produtos e serviços mais difíceis para vender.
O conceito de marketing assume que a principal tarefa da empresa édeterminar necessidades, desejos e preferências de um grupo-alvo de consumidores e proporcionar-lhes as satisfações desejadas de forma mais eficaz e eficiente do que seus concorrentes. Seus quatro princípios são mercado-alvo, necessidades do consumidor, marketing coordenado e rentabilidade.
O conceito de marketing societal pressupõe que a principal tarefa da empresa é gerar satisfação noconsumidor e o bem-estar dos consumidores e da sociedade a longo prazo como a chave para satisfazer às metas e às responsabilidades organizacionais.
Theodore Levitt estabeleceu um claro constante entre os conceitos de venda e de marketing, onde diz que a venda enfatiza as necessidades do vendedor; marketing, as necessidades do comprador. A venda está preocupada com a necessidade do vendedortransformar seu produto em dinheiro; marketing envolve a idéia de satisfazer às necessidades do cliente através do produto e de um conjunto de valores associados com a criação, entrega e, finalmente, seu consumo.
Nenhuma empresa pode operar em todos os mercados e satisfazer a todas as necessidades, nem fazer um excelente trabalho dentro de um mercado específico muito amplo. Qualquer empresatrabalha melhor quando define cuidadosa e criteriosamente seu mercado-alvo, e tem como propósito não apenas satisfazer as necessidades do consumidor, mas também encanta-lo. Afinal, muitas vezes consumidores encantados são divulgadores mais eficazes do que anúncios pagos.
Toda organização tem objetivos, e o planejamento estratégico é a base do planejamento da empresa, pois visa a sobrevivência...
tracking img