1 Marketing Global Conceitos Centrais de Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Marketing Global


Conceitos Centrais de Marketing
Marketing
O Marketing é a entrega de satisfação ao consumidor (satisfação das necessidades do cliente), sob a forma de lucro. O seu objetivo é atrair novos consumidores, prometendo-lhes valor superior, e manter os atuais clientes, concedendo-lhes satisfação.
O marketing é, hoje, crítico para o sucesso de qualquer organização, seja ela pequena,grande ou eventualmente global; sendo praticado, de uma forma intensa, em todo o Mundo.
Muitas pessoas associam-no a publicidade ou vendas. No entanto estas são apenas duas das suas muitas funções, e nem sempre as mais importantes. Podemos, então, considerar que a venda ocorre apenas depois do produto ser produzido, enquanto que o mktg começa muito antes de a empresa ter um produto, incluindo afase de detecção de necessidades e a sua transformação em oportunidades. O mktg continua ao longo da vida do produto, tentando conquistar novos clientes, melhorando o aspecto e performance do produto, aprendendo com os resultados das vendas e com uma performance de gestão repetida.
“ O marketing é um processo social e de gestão, através do qual os indivíduos e grupos obtém o que necessitam e querematravés da troca recíproca de produtos e valor entre eles”.

Necessidades, Desejos e Demandas
Necessidades humanas são estados de privação. Incluem necessidades básicas como a alimentação, vestuário, segurança; necessidades sociais como participar de um grupo social e afeição e necessidades individuais como o conhecimento e capacidade de expressão. Quando uma necessidade não está satisfeita apessoa fará uma de duas coisas:
procurar um objeto que a satisfaça; ou
tentar reduzir a necessidade
Desejos são a forma que as necessidades assumem quando são influenciados pela cultura ou personalidade individual. Os desejos são visíveis na sociedade e concretizáveis em objetos capazes de satisfazer as necessidades. À medida que uma sociedade evolui, os desejos dos seus membros expandem-se.
Noentanto é necessário ter em conta que os recursos que permitem a satisfação de necessidades são escassos, pelo que as pessoas têm que escolher os produtos que maior satisfação lhes tragam para o seu nível monetário. Quando traduzidas numa habilidade para pagar, ou seja, poder de compra, os desejos tornam-se exigências (procura).
Dado os desejos e recursos das pessoas, estas procuram produtos que lhesconcedam a maior satisfação possível.

Produto
As pessoas satisfazem as suas necessidades e desejos com produtos. Um produto é qualquer coisa susceptível de ser oferecida a um mercado, de forma a satisfazer uma necessidade ou desejo. O conceito de produto não se limita a objetos físicos, abrangendo também os serviços (atividades, benefícios e satisfação que são oferecidos sob a forma de venda), eoutras entidades como pessoas, lugares, organizações e idéias.
Muitas vezes os vendedores prestam mais atenção aos produtos específicos do que aos benefícios oferecidos por estes. Baseiam-se mais na venda do produto em si, do que na procura de uma solução para a satisfação da necessidade, o que é chamado de miopia de marketing.

Valor, custo e satisfação
Os consumidores tomam as suas decisões decompra, baseadas nas percepções que fazem do valor dos diversos produtos e serviços disponíveis no mercado. Assim, o valor que o cliente dá ao produto, deve ser entendido como a diferença entre o valor que o cliente ganha por ter e usar o produto e o custo de o obter.
Os consumidores não julgam o valor e o custo dos produtos objetivamente, eles atuam de acordo com o valor percebido. A satisfação doconsumidor depende da performance percebida do produto, relativamente à entrega de valor relativo face às expectativas do comprador. (consumidores satisfeitos tendem a repetir a compra e a dizer aos outros a boa experiência que tiveram com o produto).
A satisfação do cliente está intimamente ligada à qualidade. Muitas empresas apostam consequentemente numa gestão total de qualidade, desenhando...
tracking img