Conceito administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FECILCAM - FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO
DEPARTAMENTO: ADMINISTRAÇÃO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO TURMA A

CONCEITO ANALISTA DE INFORMAÇÃO PARA A
ADMINISTRAÇÃO E PARA O MERCADO

EDER LOPES DE SOUZA
LEILANE LUIZE DE OLIVEIRA
MELISSA M. M. A. COSTA

CAMPO MOURÃO
ABRIL/2011

INTRODUÇÃO
Apesar dos estudo sobre a o analista de informação ser recente, datando seucomeço no ano de 1960, o analista de informação profissional tornou-se para o setor administrativo uma ferramenta estratégica para as empresas. Nestas, uma de suas funções é a analise dos negócios, onde busca soluções de tecnologia que alavanquem a competitividade dos processos empresariais.
Para exercer sua função é necessário possuir conhecimento em diversas áreas como, direito, contabilidade,economia matemática. Este profissional estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares e softwares e o usuário final, incluindo seus comportamentos e aplicações.

CONCLUSÃO
O analista de sistema de informação hoje é o futuro das organizações, pois atende todos os departamentos da empresa, e desenvolve pesquisas que trazem resultados de inovações, tecnologias, melhoramento de rotinas detrabalhos, tudo isso com planejamento estratégico.
Para isso, utiliza-se da criação de programas, que são executados em hardwares operados por usuários, preparados e treinados em procedimentos operacionais padronizados.

ANALISTA DE SISTEMA NO MERCADO DE TRABALHO

A função de TI vem sendo discutida cada vez mais se é realmente uma ferramenta competitiva para as empresas. Artigos polêmicos sãopublicados diariamente, alguns contra a vantagem competitiva da TI e outros a favor. A interpretação da importância desta ferramenta está influenciando na contratação dos analistas de informação, onde muitos questionam as atribuições e responsabilidades relacionadas com os dados.
Para discutir a respeito do profissional de SI, primeiramente temos que conhecer fatos marcantes de sua historia. Ocomeço dos estudos foi em 1969, sendo dirigido por Wasseman & Bundy, nos Estados Unidos. Outro marco importante é um dos últimos estudos internacionais realizado pela FID (Federação Internacional de Informação de Documentação) de 1997. Neste trabalho foram desenvolvidos estudos fundamentais para a definição de critérios para a identificação dos mercados emergentes.
Tendo em vista que, osprofissionais da informação têm-se caracterizado pela variedade e pela multiplicidade de suas funções, entendemos que um mesmo profissional realiza ao mesmo tempo, atividades consideradas tradicionais e atividades emergentes.
Freire & Araújo (1999, p.14) esclarece que, “um caminho no qual este profissional pode exercitar a responsabilidade social de ajudar a facilitar, na sociedade, a comunicação doconhecimento para aqueles que dele necessitam, sendo que essa visão transcende a estrutura organizacional e comunicacional, operada nos Sistemas de Informação”.
Teixeira Filho (1998, p.2) relata que o profissional de sistemas são as pessoas pelas suas atitudes, habilidades, medos, interesses e motivações que definem, de forma mais ou menos explícita, qual a fronteira de responsabilidade de cadaórgão e de cada profissional.
Analisando estes marcos históricos e os conceitos expostos, este profissional pode ser o analista de negócios, que buscando soluções de tecnologia que alavanquem a competitividade dos processos empresariais, traz informações do mundo exterior sobre melhores práticas, tecnologias emergentes.
O analista de SI de hoje e do futuro é aquele que atende a todos osdepartamentos da empresa, aquele que desenvolve pesquisas que trazem resultados de inovações, tecnologias, melhoramento de rotinas de trabalhos, tudo isso com planejamento estratégico, formando assim uma ferramenta competitiva, como discutida no começo.
Esse profissional tem visão multidisciplinar e coloca sempre o cliente em primeiro lugar para atingir suas metas. Ele executa qualquer tarefa...
tracking img