Texto dissertativo sobra cartografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FBV CURSO
CURSO DE CARTOGRAFIA

CARTOGRAFIA

JAILSON RODRIGUES DE ALMEIDA


Trabalho de Conclusão apresentação ao
Atua curso, como parte dos
requisitos para obtenção da Certificação ao
Curso: Cartografia.

Brasília, 29 de março de 2012

SUMÁRIO

Resumo-------------------------------------------------------01
Introdução---------------------------------------------------02
Sub-Titulo---------------------------------------------------03

CAPITULO 1
Visão Geral e Historia
Sistema de Projeção Cartográfica
Projeções Cartográficas mais Significativas
Projeção Mercador Oblíqua Espacial ( M.O.E)
Método das Coordenadas Polares
Sistemas de Referenciação por Quadrícula
Calote Norte
Direções de Referencia
Quadrícula Militar Portuguesa (Gauss)
RedesGeográficas
Azimutes e Rumos
Cartas
Mapa



CONCLUSÃO-----------------------------------------------25

Resumo
A famosa projeção de Mercador, desenvolvida matematicamente pelo geógrafo flamengo Gerhard Kremer (Gerardus) Mercator, está relacionada à projeção cilíndrica, embora apresente certas modificações. A projeção de Mercator permite introduzir outro tipo de projeção muitoutilizada em cartografia; a UTM (Universal Transversa de Mercator) que trata-se de uma projeção cilíndrica transversa secante.
Outro tipo são as projeções azimutais, que resultam da projeção do globo terrestre sobre uma superfície plana capaz de tocá-lo em qualquer ponto. Esse grupo inclui as projeções centrais (formadas pelos raios que se projetam do centro da Terra), ortográficas (o ponto deprojeção dos raios encontra-se no infinito) e estereográficas planas (o ponto de projeção localiza-se em posição diametralmente oposta ao ponto de tangência).
Nas projeções cônicas (também denominadas Lambert), deve-se colocar um cone no extremo superior do globo terrestre. Após a projeção, o cone se abre até transformar-se em uma superfície plana. O cone toca o globo terrestre em todos os pontos de umúnico paralelo de latitude, e o mapa resultante é muito preciso no que diz respeito a todas as áreas próximas a esse paralelo.
Para um delineamento exato de áreas extensas em pequena escala, foram desenvolvidos modelos matemáticos denominados projeções matemáticas; esses modelos representam toda a Terra em círculos, ovais ou outras figuras. Os mapas desse tipo, denominados projeções descontínuas,incluem a projeção homalográfica descontínua senoidal de Goode e a projeção eqüiárea de Eckert.
A elaboração de mapas, ou cartografia, recebeu grande ajuda dos avanços tecnológicos. Exemplos disso são a fotografia aérea (com a fotografia baseada em infravermelho) e as imagens obtidas de satélites. A triangulação dos dados obtidos a partir da localização de um ponto por pelo menos trêssatélites, como a realizada pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS), reduziu significativamente a margem de erro ao determinar a localização exata dos pontos da superfície terrestre.
Atualmente, os levantamentos aerofotogramétricos (Reconhecimento aéreo) são usados em conjunto com as informações tradicionais do levantamento topográfico do terreno (Geodésia). Mais recentemente, o aperfeiçoamento dafotografia feita desde satélites fornece imagens exatas de regiões bastante amplas, mas a confecção de mapas continua exigindo o uso das projeções. z

Sistema de Cartografia

INTRODUÇÃO Este trabalho, é um resumo de um manual, e pretende disponibilizar informação para os visitantes que procuram conhecimentos num âmbito mais abrangente, e fora do contexto Desportivo. O Grupo Desportivo 4Caminhos pretendeu assim colmatar uma lacuna existente nesta área, e responder ás várias solicitações que constantemente nos eram colocadas pelos mais variados tipos de visitantes. Agradecemos que enviem os vossos comentários para a caixa de visitas no sentido de corrigir possíveis erros encontrados.

VISÃO GERAL E HISTÓRIA
A Cartografia pode ser definida como a Ciência e arte de expressar...
tracking img