Atps quimica etapa 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 1


Etapa 4 – Corrosão do ferro e do aço e maneiras de evitá-la


O estudo da corrosão metálica para solução de problemas em peças e equipamentos é importante. O conhecimento dos tipos de corrosão, a compreensão da atuação, mecanismos e suas causas são importantes para sabermos como prevenir ou minimizar os impactos gerados.
Todos os materiais possuem uma interação com o meioambiente e eles são transformados pela sua interação química e eletroquímica. Na maioria dos casos essa interação provoca a deterioração das propriedades do material. A corrosão pode ocorrer em diversos materiais. Nesse caso, o objetivo é abordar o da corrosão metálica.


Classificação dos processos de corrosão


Corrosão Eletroquímica: Este tipo de corrosão ocorre quando há a presença de água.Nesse processo corrosivo estão envolvidos um condutor (metal) e um condutor iônico (eletrólito) em uma solução, tendo assim a formação de uma pilha com a circulação de elétrons na superfície metálica.

Corrosão Química: Esse processo de corrosão é também conhecida por oxidação. Ela acontece quando existe a ação de um agente químico sobre a superfície metálica. Nesse mecanismo de corrosão não há anecessidade da presença de água nem da troca de elétrons de uma superfície para a outra. Esse tipo de corrosão é favorecido em ambientes com temperaturas elevadas.

Corrosão Eletrolítica: Pode ser considerado também um processo de corrosão eletroquímica. Esse tipo de corrosão acontece quando há uma fuga de corrente proveniente de deficiências de isolamentos ou aterramentos.

Principaistipos de corrosão

Corrosão Atmosférica: A corrosão atmosférica acontece quando a superfície do material está exposta ao ar e seus poluentes.




Corrosão Galvânica: Ocorre quando um metal está conectado eletricamente a outro metal e ambos estão no mesmo eletrólito. Um dos metais vai ser corroído devido a diferença de potencial de corrosão, sendo o outro protegido. Podemos citar como exemplo ozinco e o ferro, que quando conectados um ao outro o zinco vai ser degradado mais rapidamente por estar transferindo elétrons para o ferro. Por esse motivo é utilizado como metal de sacrifício em cascos de navios, plataformas marítimas, guindastes, etc.

Corrosão por sais e metais fundidos: Ocorre pela dissolução de um metal em outro que está fundido (corrosão por metal fundido) e ataque dosal na estrutura do metal, dissolvendo determinados elementos. A corrosão por sais é encontrada normalmente em tratamentos térmicos realizados em banhos de sais, recipientes de sais fundidos e em usinas de queima de lixo. Já a corrosão por metais fundidos ocorre principalmente em moldes de injeção de metais.

Corrosão por pites: A corrosão por pite normalmente acontece em superfícies metálicascom películas protetoras passiváveis. Ela caracteriza-se pela formação de cavidades no material, conforme pode ser visto na foto abaixo. A foto mostra uma haste polida revestida com uma camada de cromo duro que sofreu um grave processo de corrosão por pite.






Corrosão por frestas: Esse tipo de corrosão acontece em frestas nas quais a solução consegue penetrar. As condições estagnadas e oempobrecimento em oxigênio favorecem o enriquecimento em íons cloreto, que conseguem romper a camada passiva.






Corrosão Intergranular: Ocorre nos contornos do grão das ligas metálicas, podendo gerar desprendimentos de materiais devido aos grãos se soltarem.




Passo 2


Como evitá-las: exemplos de anodo de sacrifício


Os elementos químicos da família dos metais sãoeletricamente neutros porém, de acordo com sua reatividade - que pode ser maior ou menor, dependendo do metal - podem reagir com o simples contato com o oxigênio (presente no ar ou na água, por exemplo) formando ânions, ou seja, eles passam a ter carga elétrica.

Essa reação é chamada oxidação e é popularmente conhecida como 'ferrugem' embora este termo devesse apenas ser empregado para designar a...
tracking img