Atps quimica 1 semestre etapa 3 e 4 propriedades do aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
1ª e 2 ª Séries - Turma __ – 1º Bimestre 2012
Engenharia de Controle e Automação

Química

Atividade Pratica Supervisionada

ALUMINIO
Um dos metais mais importantes para a sociedade

TAUBATÉ
2012

Trabalho da disciplina de Quimica sobre Aluminio, ATPS – Etapas 1 e 2 como requisito parcial para a composição de notas do 1º bimestre, entregue sob a coordenação doProfa. Kesse
Trabalho da disciplina de Quimica sobre Aluminio, ATPS – Etapas 1 e 2 como requisito parcial para a composição de notas do 1º bimestre, entregue sob a coordenação do Profa. Kesse

NOME COMPLETO | RA |
Bruno Barbosa Daniel | 5627110017 |
Luciano Gomes Bonjardim | 3776770734 |
Marcio Silva | |
Raul | 5212933746 |
Ricardo de Souza Vieira | 5213963279 |

Professor: Kesse

Data deEntrega: 09/10/2012

TAUBATÉ
2012
Introdução

O alumínio, por suas excelentes propriedades físico-químicas – entre as quais se destacam o baixo peso específico, a resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem apresenta uma ampla variedade de utilização, que o torna o metal nãoferroso mais consumido no mundo.
É um metal de símbolo Al, branco brilhante,leve, dúctil, maleável, que o ar altera muito pouco e que apresenta uma estrutura cristalina cúbica de face centrada, característica de todos os elementos metálicos. É abundante na natureza, principalmente em forma de silicatos. É também sólido, de densidade 2,7, que funde a 660,32º C, um bom condutor de calor e eletricidade e trivalente em seus compostos, como a alumina Al2O3 ou o cloreto AlCℓ3.Em estado puro, é bastante mole e maleável. Embora seja muito oxidável, não se altera em contato com a água nem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina.

Propriedades físicas e químicas:

Na ordem decrescente, de acordo com o peso, dos elementos que constituem a crosta terrestre, o alumínio ocupa o terceiro lugar, representando cerca de oito por cento em peso dototal. Esse metal faz parte da composição de grande número de rochas e pedras preciosas; entre as primeiras cabe mencionar, graças a seu interesse mineralógico ou metalúrgico, os feldspatos, as micas, a turmalina, a bauxita e a criolita. Entre as pedras preciosas, aquelas que apresentam um maior teor de alumínio são o coríndon, as safiras e os rubis.
O alumínio possui altos índices de condutividadeelétrica, e não se altera em contato com o ar ou em presença de água, graças a uma fina capa de óxido que o protege de ataques do meio ambiente. Apresenta, entretanto, elevada reatividade quando em contato com outros elementos: em presença de oxigênio, sofre reação de combustão, liberando grande quantidade de calor, e ao combinar-se com halogênios (cloro, flúor, bromo e iodo) ou com o enxofre,produz imediatamente os respectivos haletos e sulfetos de alumínio.
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (13 prótons e 13 elétrons) com massa atómica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade deaplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo deprodução do alumínio primário. É dada a Friedrich Wöhler o reconhecimento do isolamento do alumínio, em 1827. O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito.

Propriedades extensivas e...
tracking img