Resenha - totem e tabu, cap.1 - horror ao incesto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Social: Resenha - Totem e Tabu, Cap.1: O Horror ao Incesto (FREUD, Sigmond )

Nesta obra Freud propõe um estudo antropológico do homem primitivo a fim de traçar um paralelo entre asbases dessas sociedades e a ciência psicanalítica. Ele busca comparar a psicologia dos povos primitivos, da antropologia social, e a psicologia dos neuróticos, da psicanálise, com intuito de achar pontoscongruentes entre estes dois corpos de conhecimento.
O autor, então, aborda características de algumas tribos de aborígenes australianos, afirmando que mesmo na época moderna esses povos nãosofreram tantas interferências como os outros e por isso podem ser considerados primitivos e relação às demais sociedades e tribos que perceberam os reflexos do avanço social. Nas palavras dele: “escolhereicomo base dessa comparação as tribos que foram descritas pelos antropólogos como sendo dos selvagens mais atrasados e miseráveis, os aborígenes da Austrália, o continente mais jovem, em cuja faunatambém podemos ainda observar muita coisa que é arcaica e já pereceu em outras regiões.”(p.21)
Ele prossegue relatando a característica fundamental que dá origem, inclusive, ao título da obra;Explicando que, nessas tribos, o lugar das instituições religiosas e sociais que eles não têm é ocupado pelo sistema do “totemismo”, onde cada clã, que é fruto da subdivisão dessas tribos, possui um totemque lhes serve de base para praticamente todos os sentidos da vida.
Finalmente, ele ressalta que essas tribos teriam como característica comum a exogamia, que é a proibição de relações sexuais entreos membros do mesmo clã.
“(...) esses selvagens têm um horror excepcionalmente intenso ao incesto, ou são sensíveis ao assunto num grau fora do comum, e que aliam isso a uma peculiaridade quepermanece obscura para nós: a de substituir o parentesco consangüíneo real pelo parentesco totêmico. Este último contraste, contudo, não deve ser exagerado em excesso e devemos nos lembrar que as...
tracking img