Atps quimica etapa 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A reciclagem de alumínio é muito importante e contribui de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável, além de gerar empregos. Um dos investimentos que mais cresce é a reciclagem delatinha de alumínio, que na sua grande maioria são usados pelas indústrias de refrigerantes, sucos e cervejas. Segundo a Associação Brasileira de Alumínio – ABAL (2007), esta atividade gera emprego erenda para mais de 160 mil pessoas, desde a coleta até a transformação final da sucata em novos produtos.
No Brasil existe o Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio foi instituído em 28 de outubro de2003, quando a cidade de Pindamonhangaba (SP) –  responsável por reciclar cerca de 70% de toda sucata do metal no país – recebeu o título de Capital Nacional da Reciclagem do Alumínio. Desde então,anualmente, a ABAL promove ações voltadas à sociedade em comemoração a data.
O alumínio é ideal para reciclagem porque é muito mais barato reaproveitá-los do que fazer alumínio novo do minério de bauxita,além de preservar a extração da matéria prima. A reciclagem requer menos de 5% da energia usada para fazer alumínio. Reciclando uma lata de alumínio, economizamos energia para manter uma lâmpada de100 W acesa durante 3 horas e meia ou deixar a televisão ligada por três horas. O processo de reciclagem economiza etapas: a matéria é simplesmente derretida e moldada novamente, eliminando a extração,refino e redução. Fornecendo as latas para a reciclagem, a população ajuda a completar o ciclo do alumínio; uma lata reciclada volta aos supermercados em cerca de 90 dias.
A cada quilo de alumínioreciclado, cinco quilos de bauxita são poupados. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, se gasta somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário,ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica. A cada tonelada de alumínio extraído desperdiça-se cerca de quatro toneladas de material mineral.
O alumínio...
tracking img