Compressores volumetricos e dinamicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola SENAI “Felix Guisard” Faculdade de Tecnologia em Fabricação Mecânica

RELATÓRIO INTRODUÇAO DE PNEUMATICA COMPRESSORES

Diogo Moreira da Silva

Taubaté 2011

Escola SENAI “Felix Guisard” Faculdade de Tecnologia em Fabricação Mecânica

Índice:
Introdução; Compressores; Classificação; Classificação dos compressores volumétricos: Compressores alternativos; Compressores rotativos; Compressoresde palhetas; Compressores de parafusos; Compressores de lóbulos; Classificação dos compressores dinâmicos; Compressores Centrífugos; Compressores axiais; Vantagens; Limitações; Seleção de um Compressor ; Resumo; Bibliografia;

Escola SENAI “Felix Guisard” Faculdade de Tecnologia em Fabricação Mecânica

Introdução:
Pneumática é o ramo da engenharia que estuda a aplicação do ar comprimido para atecnologia de acionamento e comando. Na verdade o uso do ar comprimido como fonte de energia pelo homem data de 2550 AC. Nessa época eram fabricados foles e órgãos que essencialmente geram sons baseado no escoamento do ar sob pressão em tubos com furos. O ar comprimido era produzido por uma bomba acionada manualmente. No século XIX, surgiram as primeiras máquinas pneumáticas complexas, aslocomotivas e perfuratrizes (nas minas de carvão). Na verdade, essas máquinas utilizavam vapor superaquecido e não ar comprimido propriamente dito, no entanto os princípios envolvidos no funcionamento são idênticos. No entanto, foi no século XX, que a pneumática passou a ser aplicada na automação industrial e se desenvolveu ao ponto que é conhecida hoje. Atualmente existem várias aplicações da pneumáticano meio industrial e mesmo na nossa vida diária. Entre alguns exemplos de aplicações atuais de pneumática podemos citar: Prensas pneumáticas; Dispositivos de fixação de peças em máquinas ferramenta e esteiras; Acionamento de portas de um ônibus urbano ou dos trens do metrô; Sistemas automatizados para alimentação de peças; Robôs industriais para aplicações que não exijam posicionamento preciso;Freios de caminhão; Parafusadeiras e lixadeiras; Broca de dentista; Pistola de pintura; Correio pneumático.

Compressores:
Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão, exigida na execução dos trabalhos realizados pelo ar comprimido.

Classificação:
Dois são os princípios conceptivos no qual sefundamentam todas as espécies de compressores de uso industrial: volumétrico e dinâmico, e estes ainda se subdividem como mostrado na imagem abaixo.

Escola SENAI “Felix Guisard” Faculdade de Tecnologia em Fabricação Mecânica

Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo, a elevação de pressão é conseguida através da redução do volume ocupado pelo gás. Na operação dessas máquinas podemser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é cerrada e sofre redução de volume. Finalmente, a câmara é aberta e o gás liberado para consumo. Trata-se, pois, de um processo intermitente, no qual a compressão propriamente dita é efetuada em sistema fechado, isto é,sem qualquer contato com a sucção e a descarga. Os compressores dinâmicos ou turbocompressores possuem dois órgãos principais: impelidor e difusor. O impelidor é um órgão rotativo munido de pás que transfere ao gás a energia recebida de um acionador. Essa transferencia de energia se faz em parte na forma cinética e em outra parte na forma de entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecido noimpelidor é recebido por um órgão fixo denominado difusor, cuja função é promover a transformação da energia cinética do gás em entalpia, com conseqüente ganho de pressão. Os compressores dinâmicos efetuam o processo de compressão de maneira contínua.

Classificação dos compressores volumétricos: Compressores alternativos:
Esse tipo de máquina se utiliza de um sistema biela-manivela para converter...
tracking img