Compressores volumetricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Compressores Volumétricos Alternativos

Autores:
Pedro Santos
Bruno Damas
Rui Vieira

Índice

Objectivos do trabalho……………………………………….…………………………………………………………………… 3
Introdução………………………………………………………….…………………………………………………………………… 4
Ar comprimido…………………………………………………. ……………………………………………………………………. 5
Compressores classificação quanto ao princípio de concepção………………………………………………. 6Compressores volumétricos alternativos…………………………………………………….…………………………. 8
Eficiência volumétrica…………………………………………………………………………. ………………………………. 11
Sistemas de lubrificação dos compressores volumétricos alternativos……………………………….…. 12
Vantagens do ar comprimido…………………………………………………………………………. ……………………. 13
Desvantagens do ar comprimido……………………………………………………….………………………………… 13Conclusão……………………………………………………………………………….……………………………………………. 14
Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………………….15

Objectivos do trabalho

Este trabalho encontra se no âmbito da disciplina de Electromecânica, do curso de Especialização Tecnológica de Instalações Eléctricas, Manutenção e Automação da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.
O objectivo deste trabalho é dar a conhecer os Compressores Alternativos e o seu método de funcionamento e as vantagens edesvantagens da sua utilização na indústria.



Introdução

Durante a segunda metade do século XIX teve inicio a revolução industrial no velho continente Europeu. Com a abundância de matérias-primas como o petróleo verificou se um forte desenvolvimento na indústria, a primeira forma de energia utilizada na indústria foi o vapor, logo de seguida aenergia eléctrica. Acompanhando toda esta trajectória o ar comprimido pouco participou nos processos industriais, desempenhando apenas funções secundárias como a limpeza e manutenção. A sua eficiência e participação promoveram nas últimas décadas uma grande reviravolta no seu status. A sua utilização vai para além da indústria como na utilização diária na vida dos cidadãos como, por exemplo, oenchimento dos pneus do carro ou da bicicleta.
É fácil de compreender que o ar comprimido é um dos elementos com uma vasta e rica variedade de aplicação disponível, além de ser uma energia renovável, e de baixo custo que não causa danos ao meio ambiente.

Ar Comprimido
O ar atmosférico é a matéria-prima para o ar comprimido, portanto para sua captação é necessário um compressor que é basicamente umequipamento electromecânico que capta o ar atmosférico do meio ambiente e armazena sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, submetendo a uma redução do seu volume, conferindo lhe características e propriedades diferentes, transformado de elemento passivo em energia altamente eficiente.COMPRESSORES – CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO PRINCIPIO DE CONCEPÇÃO
    São dois os princípios conceptivos no qual se fundamentam todas as espécies de compressores de uso industrial: volumétrico e dinâmico.
    Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo, a elevação de pressão é conseguida através da redução do volume ocupado pelo gás.Na operação dessas máquinas podem ser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é cerrada e sofre redução de volume. Finalmente, a câmara é aberta e o gás liberado para consumo. Trata-se, pois, de um processo intermitente, no qual a compressão propriamente dita éefectuada em sistema fechado, isto é, sem qualquer contacto com a sucção e a descarga. Conforme iremos constatar logo adiante, pode haver algumas diferenças entre os ciclos de funcionamento das máquinas dessa espécie, em função das características específicas de cada uma.
Os compressores dinâmicos ou turbo compressores possuem dois órgãos...
tracking img