Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O CLIMA ORGANIZACIONAL

O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem ou desempenham suas funções. O mesmo refere-se ao ambiente de qualquer parte de uma instituição ou de uma empresa inteira. O clima afeta a motivação e também o desempenho, além de gerar no funcionário um grau de satisfação ou insatisfação no ambiente detrabalho.
A excessiva importância dada á tecnologia está ocasionando um clima desumano nas organizações, com pressão para o cumprimento das normas a tensão aumenta, por outro lado, há de se preocupar com o lado bom das situações ocorridas, como a aceitação dos afetos, sem descuidar das normas e do trabalho, gerando um clima de tranqüilidade, confiança entre outros.
O clima de uma empresa pode ser bomou ruim, um exemplo de um indicador bom acontece quando funcionários da empresa indicam seus parentes e conhecidos para fazerem parte da instituição em que trabalham, demonstrando assim seu grau de satisfação com a empresa, nas organizações onde o clima é ruim os funcionários chegam a omitir sua passagem por ela evitando até colocá-la em seus currículos.
Existem alguns comportamentos nasorganizações que se tornam indicadores do clima organizacional, seja ele positivo ou negativo, tais como: Rotatividade do pessoal, absenteísmo, pichações nos banheiros, programas de sugestões, que se mal elaborados podem revelar falta de comprometimento dos colaboradores.

2- FATORES ASSOCIADOS AO CLIMA ORGANIZACIONAL.

2.1 Estrutura.

Representa a percepção dos membros da organização sobre asrestrições de sua situação, regulamentos, regras e formas administrativas e outras limitações enfrentadas no desenvolver do trabalho.

2.2 Responsabilidade.

É o sentimento de autonomia para tomadas de decisão com relação ao trabalho, e na situação medida em que a supervisão atua para poder conseguir seus objetivos e metas pré- estabelecidas.2.3 Cooperação.

É a concepção de consciência do espírito de ajuda, onde os gestores e os funcionários do nível operacional vão ter que, trabalhar juntos, em comunicação direta para que sempre haja um padrão de qualidade, desde as etapas primárias, até as etapas de conclusão e como conseqüência, o alcance dos objetivos, em um clima decooperação e superação de novos desafios em busca dos melhores resultados.

3- O CLIMA ORGANIZACIONAL E SEU IMPACTO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS.

O clima organizacional não pode ser “criado” pela organização no sentido literal de se produzir alguma coisa em um determinado momento, mas é algo que já existem vivo e atuante dentro dela, resultante principalmente de fatores internos, das decisõestomadas e da maneira como o pessoal é administrado por seus chefes, e atinge o colaborador diretamente no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa, introduzindo seu determinado comportamento.
Não podemos esquecer que, sendo a organização um verdadeiro universo de diferentes interesses, conseqüências de posturas pessoais e profissionais diferenciadas, modo de vida diversificado, maneiradiferenciada de encarar o mundo, não existirá uma só empresa em que todas as pessoas, que dela participem, tenham conceitos e valores uniformes, então dificilmente, as empresas poderão encontrar pessoas que pensem e ajam de maneiras iguais.
Para se manter um clima organizacional “saudável”, e conquistar o maior número de clientes possíveis, é necessário cuidar de quem “cuida deles”, é ver que osclientes são a fonte de renda de qualquer instituição, e que toda empresa têm que fazer, como um de seus ideais, o bom atendimento ao cliente, juntamente com a satisfação de seus colaborares.
Pode-se citar algumas ações para garantir um bom ambiente de trabalho e consequentemente a melhor qualidade na prestação de serviços: Visita de familiares, programas de ginástica e terapia, programas...
tracking img