Correntes filosoficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO

Neste trablho irei debruçar-se sobre o pensamento . Portanto mediante o pensamento elaborei umas idéias, as associei e estabelece a crítica que merecem e efetuar as sínteses das coisas. Por este simples enunciado podem dar conta da complexidade desta função. Estudar, sucessivamente, as distintas funções que integram o pensamento,para logo nos ocupar deste, como um fenômeno totalizador escreve em primeiro lugar a ideação, em seguida associação de idéias e depois o juízo.

Sendo o pensamento uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental, permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efectiva e de acordo com suas metas, planos e desejos, ou seja palavras que referem a conceitos eprocessos semilares incluem cognição , ideia e imaginação.

O pensamento é tambem considerado a expressão do espirito humano, pois atraves de imagens e ideias revela justamente a vontade desta, sendo ele fundamental no processo de apreendizagem. Consequentemente o principal veiculo do processo de conscentização é o pensamento, em linguagem comum a palavra pensar cobre numerosas e diversasactividades.

-------------------------------------------------
DESENVOLVIMENTO

CONCEITO E CARACTERES

O Pensamento é o aspecto funcional da vida psicológica, mediante o qual os dados elaborados do conhecimento, isto é, as idéias, impulsionados por uma tendência determinante, selecionam-se e orientam-se ao redor de um propósito,mais ou menos consciente (tema) seguindo as vias estabelecidas peloprocessoassociativo.

IDEAÇÃO

Denominamos idéia, toda a experiência psíquica que implica em conhecimento desde a vivência vaga até o mais claro conceito; em outras palavras, a concepção que forma na nossa mente de qualquer fato subjetivo ou objetivo. A ideação é o processo pelo qual nossa mente elabora idéias. Em psiquiatria as idéias interessam no que diz respeito a sua qualidade equantidade.Quantitativamente interessa saber se um indivíduo tem muitas ou poucas idéias, em outras palavras, qual é o “quantum “de seu capital ideativo. Do ponto de vista qualitativo, a investigação dirige-se a saber, se as idéias são simples, de índole concreta ou abstrata, de categoria superior. Nos estudos dos distúrbios do pensamento fazemos referência ao seu conteúdo patológico.

ASSOCIAÇÕES DEÍDEIAS

Ao mecanismo psíquico, através do qual conectamos uma idéia com outra, denominamos, associação de idéias. As quatro leis que regulam o processoassociativo são conhecidas desde a antigüidade e são:
1) Lei da contiguidade espacial
2) Lei da contiguidade temporal
3) Lei da semelhança externa
4) Lei da semelhança interna

1) A lei da contiguidade espacial, postula que duas ou maisidéias se associam porque correspondem à fatos ou estímulos recebidos no mesmo lugar. Assim, por exemplo, se nos recordamos do céu, pensamos logo em estrelas. A lembrança da escola acompanha-se da imagem do professor e colegas, etc.

2) Contiguidade temporal: estabelece esta lei, que duas ou mais idéias se associam porque correspondem a fatos e ou estímulos recebidos no mesmo momento.

3)Semelhança externa: esta finalmente diz que duas ou mais idéias se associam porque correspondem a fatos ou estímulos recebidos, que tem para oindivíduo o mesmo valor significativo ou intrínseco.

Se deixarmos que nossa mente associe livremente suas idéias,obteremos uma exposição ideativa pouco útil para o intelecto, mas é justamente a associação livre uma das fontes, de que se valeu FREUD para realizar oestudo do inconsciente. Do ponto de vista psiquiátrico, interessa observar se a associação de idéias realiza-se num ritmo normal e se seu conteúdo efetua-se de uma forma coerente.

JUIZO
Por juízo se entende a capacidade para comparar os fatos, idéias,compreender suas relações e tirar conclusões. Representa uma síntese mental;integra todas as funções da personalidade, mas é particularmente...
tracking img