Compra coletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compra coletiva, quando a união faz a força.


O que vem a ser essa nova modalidade de vendas do mercado, quais suas vantagens e desvantagens, quais os ricos de quem quer trabalhar com esse modelo de negócio e as expectativas para os próximos anos, essas são alguns dos itens abordados aqui para sua melhor elucidação do tema.

Palavras-chave: Compra, coletiva, promoções.

O que é compracoletiva?
Segundo Guilherme Gavioli, colunista do site E-commerce News:
“Compra Coletiva é uma modalidade de e-commerce que tem como objetivo vender produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta.
Por meio deste comércio os compradores geralmente usufruem da mercadoria após um determinado número de interessados aderirem à oferta, para compensar os descontosoferecidos que em média vão até 90% de seu preço habitual. Por padrão deste mercado os consumidores dispõem de um tempo limite para adquirir a oferta, que varia entre 24 horas e 48 horas após seu lançamento. Caso não atinja o número mínimo de pedidos dentro deste intervalo a oferta é cancelada.”
Como já dizia um velho ditado: “A união faz a força.”. Essa expressão explica de forma sucinta comofunciona a compra coletiva, no qual pessoas se unem para realizar uma compra, e assim conseguirem descontos que variam e podem chegar a 90% em alguns casos, isso é uma grande vantagem tanto para o consumidor quanto para o empresário, tendo em vista que o consumidor conseguirá algo que ele quer e da melhor maneira possível que é economizando dinheiro, enquanto do outro lado para o empresário, quediminuindo seu lucro a uma margem bem pequena consegue faturar devido à quantidade, e isso é bom para todos os tipos de empresa, já que essa modalidade está aberta para empresas de todos os portes.
Existem sites especializados em organizar as compras, os donos desses mesmos sites, que tiveram essa grande visão de mercado, procuram fechar parcerias com empresas da região e juntos oferecem grandesdescontos de determinadas mercadorias que geralmente são válidas por apenas um dia. É feita a divulgação da promoção no site onde pessoas podem se cadastrar para receber essas promoções por e-mail caso queiram, então a partir dessa divulgação inicial, começa a difusão dela pelos próprios consumidores, pois em muitos casos é necessário atingir um determinado numero de compradores para que apromoção possa se tornar valida, esse numero determinado é escolhido em comum acordo entre site e empresas que estão vendendo os produtos para que no fim, ninguém saia no prejuízo. Caso a oferta não atinja o numero de compradores necessários, todos os participantes recebem seu dinheiro de volta.
Este modelo de negócio foi criado nos Estados Unidos por Andrew Mason, quando lançou o primeiro site dogênero em novembro de 2008, o Groupon. Aqui no Brasil o pioneiro foi o Peixe Urbano, iniciando suas atividades em março de 2010. Desde então, a Compra Coletiva se consolidou entre os brasileiros, beneficiando tanto as empresas que podem vender suas mercadorias em maior volume por conta de seu baixo preço, assim como os consumidores, que poderão adquirir bens com generosos descontos por estaremrealizando uma Compra Coletiva.
O Buzz Marketing é uma ferramenta vital para este setor, que conta com a ajuda dos próprios consumidores para propagarem as ofertas destas empresas, utilizando-se principalmente as redes sociais como principal canal de divulgação, com o intuito de obter pelo menos o número mínimo necessário de pedidos para que a oferta seja validada.
Ainda segundo Guilherme:
“O atualdinamismo do mercado de Compra Coletiva incentiva a constante inovação entre as empresas inseridas em seu meio, principalmente quando o assunto é promoção. Uma tática interessante, e muito utilizada neste sentido, é a disponibilização gratuita de uma determinada quantia em dinheiro aos usuários cadastrados no site, com isso, promove o consumo de seus produtos e serviços e mantém sua base de...
tracking img