Compras coletivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário Executivo
O grande desafio num Trabalho de Conclusão de Curso é exigir do aluno a capacidade de sintetizar o que foi aprendido durante o curso de Pós-Graduação (MBA em Marketing na FGV), interligando e correlacionando os conceitos em diferentes disciplinas. Para chegar ao tema escolhido do meu TCC defini alguns pré-requisitos:
a) que fosse um mercado ainda novo no Brasil ecom problemas a serem solucionados;
b) a escolha de um serviço que num horizonte de 5 anos ainda vai ser utilizado pelos consumidores;
c) foco na classe C, desmistificando a visão de muitas empresas, que não tem interesse em vender para esse público-alvo.
O propósito principal desse trabalho é mostrar que a prestação de serviços é a razão pela qual as empresas no futuro vão sediferenciar uma das outras (os funcionários e colaboradores terão um papel fundamental dentro das organizações, atuando de forma ativa na manutenção e aumento da carteira de clientes). Hoje os produtos em si são muito parecidos tecnicamente nas suas especificações e/ou funções, a tecnologia em muitos setores é vista como “commoditie” e existe por parte do consumidor a busca por oportunidades denegócios – situação em que ele fica em vantagem ou quando percebe que aquela compra vai gerar um benefício futuro.
Em razão do que foi exposto será avaliado o mercado brasileiro de Compras Coletivas.
O conceito nada mais é do que um modelo de e-commerce, que tem como objetivo promover grandes descontos de 50% a 90% em vários estabelecimentos comerciais de diferentes ramos deatividade, atingindo o maior número de clientes possíveis. Seu modelo de negócio consiste em obter o que chamamos de processo “ganha-ganha”, isto é, a empresa que vende seu produto/serviço tem seu retorno com a exposição da sua marca e vendas em grande volume; e na outra ponta temos o comprador (consumidor final) que busca levar “mais por menos” (busca por preço baixo ou negócio de ocasião).
Nesseprocesso as empresas (sites de compra coletiva) atuam como intermediários (elo de ligação da cadeia), possibilitando através do seu site gerar leads/comunicando a milhares de consumidores de uma única vez a oferta/promoção do dia. Seu diferencial é possuir um grande banco de dados (cadastro das pessoas), que permite atingir clientes que seriam difíceis às empresas alcançarem sem incorrer num custoelevado.
Há interesse das pessoas de utilizar com maior frequência o meio eletrônico por diversas vantagens: rápido acesso as informações, facilidade de encontrar o que procura e principalmente economia de tempo. Estudos indicam que uma em cada seis pessoas no Brasil já comprou pelo menos uma vez em algum site de compra coletiva.
Existe um grande mercado potencial a ser explorado,por outro lado é crescente o número de empresas de compras coletivas que estão sendo fechadas antes de completar 2 anos porque não conseguiram entender o que está por trás da promessa de compra e venda, ou em gerenciar e controlar os gargalos inerentes à esse tipo de negócio.
A base de argumentação que será apresentada a seguir tem por finalidade auxiliar e nortear a empresa GROUPON no seudesenvolvimento; mapear os momentos da verdade; identificar os pontos críticos; propor o lançamento de um novo serviço e mostrar os caminhos e parcerias que não estão sendo exploradas.
Esse Plano de Serviços visa atender os executivos de cargos diretivos (tomadores de decisão) do Groupon. Para sua execução será necessário um aporte de capital com recursos próprios ou de terceiros (bancos).Esse trabalho pretende mostrar que a empresa pode atuar em novas frentes e ocupar os espaços deixados pela concorrência (vantagem competitiva). Em razão da alta competitividade e dinâmica do setor o tempo de implementação previsto desse PS é de até 6 meses.
No final desse TCC será formulado um Plano de Serviços, com ações táticas que serão desenvolvidas a partir de uma determinada...
tracking img