Comportamentos anormais em animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamentos Anormais em Animais
“A ausência de certos estímulos no ambiente físico dos animais, pode resultar na redução de alguns padrões comportamentais”.
Na natureza animais livres correm, caçam o próprio alimento, tem acesso a grandes campos de pastagens e fogem de predadores. Quando estes são postos em cativeiro a sua rotina diária sofre alterações drásticas: o espaço torna-se limitado,há presença de outras pessoas, e não há a caça pelo alimento ou o campo, entre outras limitações. Estas restrições podem causar monotonia e frustração ao animal, podendo este desenvolver comportamentos anormais, pois o animal tem motivo para expressar o comportamento normal, mas não tem a oportunidade de fazê-lo.
Os comportamentos anormais ocorrem com animais que vivem em cativeiro e podem serqualificados como quantitativos ou qualitativos. Os comportamentos anormais quantitativos dizem respeito aos comportamentos que o animal possui normalmente, porém em excesso, por exemplo o ato da lambedura, e os comportamentos anormais qualitativos são os que o animal adquiriu após o cativeiro, como os comportamentos estereotipados.
Os comportamentos anormais têm sido agrupados em categorias quecaracterizam indicadores de problemas de bem-estar:
* Estereotipias
* Comportamento auto-destrutivos
* Agressividade exagerada
* Falhas em funções comportamentais
* Reatividade anormal
* Comportamentos no vácuo

ESTEREOTIPIAS
A estereotipia é definida por Fraser e Broom (1990) como uma sequência relativamente invariável e repetida de movimentos, sem função aparente.Segundo a definição de McDonnel em 1999, uma estereotipia não possui um a função óbvia ou aparente e é repetido em sequencia, seguindo sempre o mesmo padrão, realizada por animais domesticados tendo como causa o estresse e o tédio resultantes do tempo ocioso do cativeiro. Tal comportamento serve para adaptar o animal a esta situação que lhe foi imposta baixando os níveis de estresse a níveissuportáveis.
O homem mudou totalmente o modo de vida dos animais, trazendo por consequência, algumas reações comportamentais às vezes irreversíveis. Esses comportamentos anormais são denominados estereotipias.
Tipos de estereotipias:
-Pacing: comportamento observado em animais que ficam andando de um lado para o outro, sem razão aparente.;
-Abanar a cabeça: de forma exagerada erepetitiva,observado em animais mantidos em espaço restrito;
-Mastigação constante;
-Enrolar a língua (comum em bovinos);
-Aerofagia (comum em cavalos).
Animais de zoológicos e criadouros: Gorilas regurgitando o alimento e reingerindo, elefantes que são mantidos em pequenos espaços permanecem grande parte do tempo balançando as pernas dianteiras, girafas lambem determinada estrutura dorecinto, ursos polares nadando em círculos, aves arrancando as próprias penas ou as penas das outras aves.
Cães e Gatos: andar de um lado para o outro, lamber e coçar o corpo em excesso, submissão excessiva.
Equinos: balançar a cabeça e pescoço de um lado para o outro, mastigar objetos ou roer madeira, bater o pé no chão, desenvolver comportamento agressivo, coprofagia. Aerofagia, cerca de 5% dosequinos apresenta esse problema, sendo que o mesmo não é encontrado em animais soltos a campo ou selvagens, é um comportamento em que o animal move os lábios impulsivamente, flexiona e arqueia o pescoço puxando ar, engolindo e gruindo ao mesmo tempo. Possíveis consequências: desgaste irregular dos dentes, redução na ingestão de alimentos, perda de peso, deformidade na musculatura do pescoço,desconforto abdominal.
Roedores: roer a gaiola, realizar movimentos circulares sempre pelo mesmo percurso, caminhar pela grade de cabeça para baixo e ficar mais agressivo.
Animais de Produção: automutilação, aves bicando outras aves, arrancar penas, agressividade excessiva com outros animais ou com seres humanos.
Em todas as suas formas, a estereotipia, na maioria das vezes é resultado do...
tracking img