Saude e bem estar animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADES CATARATAS
FACULDADE DINÂMICA DE CATARATAS

PRISCILLA DALTOÉ REZENDE

SAÚDE E BEM ESTAR ANIMAL:
RESENHA CRÍTICA

FOZ DO IGUAÇU
2012
PRISCILLA DALTOÉ REZENDE

SAÚDE E BEM ESTAR ANIMAL:
RESENHA CRÍTICA

Resenha crítica da graduação em medicina veterinária como requisito parcial da disciplina de saúde e bem estar animal.
Professora: Wanderlei de Moraes.FOZ DO IGUAÇU
2012

1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BAPTISTA, Raíssa Ivna Alquete de Arreguy; BERTANI, Giovani Rota  and  BARBOSA, Clara Nilce. Indicadores do bem-estar em suínos. Cienc. Rural [online]. 2011, vol.41, n.10, pp. 1823-1830.  Epub Sep 30, 2011. ISSN 0103-8478.

2. APRESENTAÇÃO DOS AUTORES DA OBRA

* Raíssa Ivna Alquete de Arreguy Baptista
Departamento de MedicinaVeterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP)

* Giovani Rota Bertani
Departamento de Bioquímica, Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

* Clara Nilce Barbosa
Grau de titulação: Doutorado em Ciência Animal
Instituição onde obteve o grau de titulação: Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG

3. RESUMO DA OBRA

Após a segunda guerra mundial a industrialização provocou mudanças radicais nos métodos de criação, no sentido de manter mais animais em espaços pequenos.
Na década de 70 cientistas e filósofos começaram a pesquisar e desenvolver estudos sobre o bem estar animal no intuito de melhorar o relacionamento entre homem e animal.
O conceito de bem estar animal utilizadaatualmente foi elaborado na Inglaterra pelo professor John Webster e adotado pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC). Ele se fundamenta nas cinco liberdades inerentes aos animais: a liberdade fisiológica (ausência de fome e de sede); a liberdade ambiental (edificações adaptadas); a liberdade sanitária (ausência de doenças e de fraturas); a liberdade comportamental (possibilidade de exprimircomportamentos normais) e; a liberdade psicológica (ausência de medo e de ansiedade) (SILVA & MIRANDA, 2009; GRANDIN & JOHNSON, 2010).
A avaliação do bem estar animal na produção esta relacionada com as instalações, com o manejo e ao ambiente, que pode também ser observado através de aspectos comportamentais, tais quais os anormais como exemplos as estereotipias, automutilação,canibalismo, apatia e agressividade; aspectos fisiológicos, como: freqüência cardíaca, atividade adrenal e resposta do sistema imunológico; e os aspectos sanitários e produtivos.
Através de algumas características podemos avaliar o estado de bem estar dos animais. O comportamento sendo ele o mais importante nos demonstra a aceitação do individuo com o meio externo, ou seja, a adaptação dele com o ambiente.Comportamentos agressivos ou destrutivos causam ferimentos nos animais, isso se dá ao misturar grupos numa mesma baia, já relacionado com uma serie de fatores.
Ao serem confinados em baias ou presos por muito tempo alguns animais demonstra comportamento anormal como a estereotipias que nos suínos são evidentes como enrolar a língua, a falsa mastigação; ou ficam inativos tornando – se apáticosquando o animal não esta conseguindo lidar com o ambiente, ou não – responsivos.
Os suínos em questão modificam seu comportamento natural na falta de um ambiente de conforto térmico. Em alguns estudos realizados observaram que matrizes alojadas em baias coletivas demonstraram menor incidência de comportamentos estereotipados e agressivos resultados do estresse térmico, assim como apresentaramvalores mais adequados às condições de bem estar animal do que as matrizes confinadas individuais.
Alguns fatores observados que afetam o bem estar animal como: a mistura de lotes, a superpopulação, a mudança de ambiente. Após o desmame a miscigenação dos leitões de fêmeas diferentes causa um grande estresse alterando assim o comportamento normal dos animais.
Foi estudada a questão do ambiente...
tracking img