Trabalho sobre carta de atenas e bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produza uma dissertação a partir de uma análise comparativa entre os documentos “Bauhaus: Novarquitetura” e “A Carta de Atenas”, procurando:
1. Identificar o sentido de democracia contido em cada texto;
Ao descrever o programa para uma nova forma de ocupação do solo, o documento Carta de Atenas estabelece diretrizes que regulamentam toda a forma de distribuição do território garantindo àsociedade espaços adequados, onde moradia, lazer, trabalho e transporte sejam definidos, tendo como ponto principal os direitos do homem. Este programa tem a pretensão de ser aplicável a qualquer local embora seja definido por uma ótica das necessidades do homem europeu, e sua cultura parte pelo corpo de dirigentes atuantes e pela região estudada, predominantemente européia.
Para Gropius ademocracia se baseava em dois pontos: a relação entre o individual e o coletivo. O individual trata do especialista artesão responsável por garantir a qualidade dos produtos necessários a uma nova sociedade moderna, através de pesquisa e desenvolvimento individuais e conceitos que determinam, de acordo com finalidade ou aceitação da sociedade, novos parâmetros e forma estabelecidos. O coletivo trata danecessidade de unir essa qualidade à produção industrial e oferecer para a sociedade moderna um produto racionalizado e acessível. Desse modo a produção industrial tem como ponto principal para Gropius oferecer à sociedade o resultado estabelecido por diversas gerações, mas direcionado à classe dominante em questão. O programa em si trata da capacitação dos seus estudantes para produzir objetos deuso comum voltado a produção em escala de modo que possa ser acessível a todos: “A democracia baseia-se na interação de dois fenômenos de vida contrastantes: de um lado, necessidade da diversidade de conceitos resultante da produção individual intensiva; de outro lado, necessita de um denominador comum na forma de expressão, resultante das experiências somadas de muitas gerações que pouco apouco expulsam o puramente arbitrário em favor do essencial e típico”. (Bauhaus: novarquitetura, 2011, 6ª edição, p. 22).
Ambos os documentos se propõe a estabelecer um programa, em a Carta de Atenas esse programa é destinado à sociedade pensando em um novo modo de organização social, já na Bauhaus o programa é destinado ao novo modo de ensino, de forma que ele interfira na formação da sociedade eesta por sua vez será responsável por estabelecer a sua forma de ocupação.


2. Exemplificar como a democratização da sociedade aparece nas propostas para a Arquitetura e Urbanismo modernos em cada caso;

Le Corbusier traz todos os problemas contidos na sociedade dividido em tópicos e dentro desses tópicos ele os soluciona. Na Carta de Atenas são definidas as necessidades básicas do homem,tendo como principio a divisão da jornada diária em três partes, que seriam o descanso, o lazer e o trabalho. Ele define isso no Item 12 da Carta de Atenas, que diz: “O primeiro dever do urbanismo é pôr-se de acordo com as necessidades fundamentais dos homens. A saúde de cada um depende, em grande parte, de sua submissão às “condições naturais” (A Carta de Atenas, 1989, Item 12). Existe um agentepara isso, que é o Estado e para se ter uma boa urbanização, é preciso que haja a relação entre ele e os arquitetos. O Estado como financiador dessa nova proposta como resposta a necessidade de novas moradias, planos urbanísticos e novas relações de atividade, o arquiteto como agente intelectual a serviço do Estado. Esta questão pode ser observada no trecho seguinte: “Efetivamente, o déficithabitacional acumulado e os trabalhos de reconstrução apresentaram no primeiro pós-guerra uma escala só possível de ser enfrentada pelo Estado, que passou então a ser o grande cliente dos arquitetos”. (Carta de Atenas,1989, Introdução).
Desse modo um novo programa de ensino para esse novo especialista e não a estratégia somente da adoção de modelos pré-estabelecidos, de modo que a formação de um...
tracking img