Comportamento organizacional etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional
* Definição:

Comportamento: maneira de se comportar, procedimento e conduta. Conjunto de atividades e reações do indivíduo, em face do meio social. Psicológico: é o conjunto das reações que se podem observar em um individuo, estando este em seu ambiente e em dadas circunstancias.

Organizacional: a organização como função na organização.
Nem todos osgrupos sociais são organizações, pode-se dizer que existem dois tipos de grupos sociais:

Grupos sociais primários: grupos informais encontram-se nesse grupo, família, amigos, etc.

Grupos sociais secundários: grupos formais são chamados assim porque com eles as pessoas têm relações regidas por regulamentos explícitos.

O Comportamento Organizacional tem o propósito de compreender ocomportamento humano, é o estudo onde envolve varias partes como (Sistemas) interligados, onde focam nas ações do ser humano dentro da sociedade, empresas, organizações e no meio ambiente, propondo melhorias, oportunidades e habilidades na formação de um ser. Aplica também o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizaçõestrabalhem mais eficazmente, uma organização precisa ter políticas explicitas ou implícitas que orientaram a tomada de decisão.
A importância de estudar o Comportamento Organizacional é atuar de forma mais adequada no contexto organizacional, desenvolvendo a habilidade interpessoal (relacionamento), que é muito importante para haver um trabalho eficaz. Enfim, para administrar uma empresa é precisomuito mais do que planejar, organizar e controlar.

Organizações e Administradores

Definindo os termos “organização” e “administrador”.
Empresas são organizações, bem como escolas, hospitais, igrejas, clubes e todos os órgãos públicos. Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, paraatingir um objetivo comum. As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéisque assumem ou das habilidades que demonstram.
As organizações não se conduzem por si mesma, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir os objetivos a serem alcançados.
Todas as organizações englobam pessoas, e é parte do trabalho do executivo dirigir e coordenar essaspessoas. Essa é a função da liderança.
Quando os executivos motivam os funcionários, dirigem as atividades dos outros, escolhem os canais mais eficientes de comunicação ou resolvem conflitos entre as pessoas, eles estão exercendo sua liderança.
Claro que se analisarmos de perto a situação atual de muitas empresas, chegamos a triste conclusão que existe muita falha no que se diz respeito a liderança.Nem todo gerente possui visão sistêmica ou facilidade de adaptação a mudanças, ou preparo para comandar uma equipe, pois menor que seja.
Visão Sistêmica: capacidade de enxergar os fragmentos de um todo não de modo isolado.
“O líder de deve enxergar o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro, ter habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da”Teoria Geral dos Sistemas”, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.
Ter visão sistêmica envolve saber coordenar de forma prática o trabalho em equipe. A equipe é um conjunto de pessoas que colocam em prática o trabalho, deixando claro que a atenção não é apenas para as tarefas a serem realizadas, mas também as relações entre as pessoas têm...
tracking img