Comportamento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo o autor, a psicologia do desenvolvimento é uma forma de explicar as mudanças psicológicas da criança e do adolescente em cada fase de sua vida, como essas mudanças acontecem e podem sercompreendidas.
Hoje em dia, as crianças são tratadas como crianças já que antigamente elas recebiam cuidados especiais apenas em uma idade precoce. Quando completavam 3 a 4 anos participavam das mesmasatividades dos adultos, inclusive recebiam punições como adultos.
Então a igreja por volta do século XVII, afasta as crianças de assuntos relacionados ao sexo, uma vez que eles acreditavam que essaprática vinha a interferir na formação do caráter e da moral dos indivíduos.
Embora tenha sido muito importante para perceber a diferença entre as personalidades da criança e dos adultos, nem todas ascrianças foram atendidas.
Mas conscientizou a humanidade para uma reflexão a respeito do assunto. Os grandes filósofos passaram a discutir sobre a humanidade, se baseando na concepção a respeito dacriança.
No século XIX e XX, começaram a se preocupar com uma educação mais formal, sendo cobrado tanto na escola como em casa, uma vez que se as tarefas não forem cumpridas, sofreriam castigos como,ajoelhar no milho, palmatória, etc.
Mas essas regras escolares já foram abolidas, sendo que em algumas escolas ainda é usada de forma não autorizadas.
Estas atitudes começaram a modificar-se a partirdo estudo científico da criança.
Então a partir daí, foi iniciado a história como ciência do comportamento infantil para descrever os comportamentos típicos de cada faixa etária e organizar extensasescalas de desenvolvimento.
Gesell e Binet se preocupavam com medidas da inteligência. Freud chocava a humanidade com suas descobertas a respeito do desenvolvimento da personalidade da criança e coma constatação de que certos acontecimentos vivenciados na infância eram os determinantes principais de distúrbios de personalidade na idade adulta.
A psicologia infantil pode ser conceituada como...
tracking img